O entre-lugar das trans nas escolas

Autores

  • Fernando Guimarães Oliveira da Silva Universidade Estadual de Maringá (UEM)
  • Eliane Rose Maio Universidade Estadual de Maringá (UEM)

DOI:

https://doi.org/10.9771/peri.v1i8.22704

Resumo

O presente estudo aponta incursões pela fronteira do in/dizível, da in/visibilidade e da a/normalidade. Classificamos assim porque a questão transgênero, mais que na escola, mas em elevado potencial na sociedade, é cotidianamente marcada por práticas de ódio, discriminação e violência. Movimentado/a pelo desejo de um mundo onde cada pessoa possa avivar a potência identitária de si, objetivamos problematizar a partir do conceito de ‘entre-lugar’ de Homi Bhabha (1998), o deslocamento da heterossexualidade do centro da sexualidade normal para compreender que, em especial na escola como lócus de pesquisa, coexistem diferentes modos identitários de performar o gênero e a sexualidade. Para dar consecução às discussões neste ensaio, nossa pesquisa pautou-se em explorar, utilizando o recurso bibliográfico para compreender como ocorre a articulação entre o “entre-lugar” e a questão das estudantes transgêneros. Como conclusão, acreditamos na escola como um ‘entre-lugar’ que produz deslocamentos significativos por meio de aprendizagens de que somos uma potência viva produzida e negociada numa multiplicidade desconcertante sobre diferentes modos de ser e estar, normativos ou renovados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando Guimarães Oliveira da Silva, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Doutorando em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Professor Universitário em Três Lagoas/MS e Coordenador do CRAS junto à Prefeitura Municipal de Ilha Solteira/SP. Integra o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Diversidade Sexual (NUDISEX).

Eliane Rose Maio, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Pós Doutora e Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquista Filho" (UNESP/Araraquara). Professora do Programa de Pós Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Diversidade Sexual (NUDISEX).

Downloads

Publicado

2018-01-06

Como Citar

Silva, F. G. O. da, & Maio, E. R. (2018). O entre-lugar das trans nas escolas. Revista Periódicus, 1(8), 307–324. https://doi.org/10.9771/peri.v1i8.22704

Edição

Seção

Seção Livre