O entre-lugar das trans nas escolas
DOI:
https://doi.org/10.9771/peri.v1i8.22704Resumo
O presente estudo aponta incursões pela fronteira do in/dizível, da in/visibilidade e da a/normalidade. Classificamos assim porque a questão transgênero, mais que na escola, mas em elevado potencial na sociedade, é cotidianamente marcada por práticas de ódio, discriminação e violência. Movimentado/a pelo desejo de um mundo onde cada pessoa possa avivar a potência identitária de si, objetivamos problematizar a partir do conceito de ‘entre-lugar’ de Homi Bhabha (1998), o deslocamento da heterossexualidade do centro da sexualidade normal para compreender que, em especial na escola como lócus de pesquisa, coexistem diferentes modos identitários de performar o gênero e a sexualidade. Para dar consecução às discussões neste ensaio, nossa pesquisa pautou-se em explorar, utilizando o recurso bibliográfico para compreender como ocorre a articulação entre o “entre-lugar” e a questão das estudantes transgêneros. Como conclusão, acreditamos na escola como um ‘entre-lugar’ que produz deslocamentos significativos por meio de aprendizagens de que somos uma potência viva produzida e negociada numa multiplicidade desconcertante sobre diferentes modos de ser e estar, normativos ou renovados.Downloads
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