Homofobia, discriminação e produção de subjetividades: um estudo com pessoas homossexuais em empresas do Rio de Janeiro
DOI:
https://doi.org/10.9771/peri.v1i3.14262Resumo
O objetivo desta pesquisa consiste em analisar e descrever quais são os mecanismos de que asorganizações empresariais contemporâneas se valem para moldar as subjetividades de pessoas homossexuais
mediante o método genealógico desenvolvido por Rohm (2003) e explicitar as relações de poder subjacentes
a tais discursos. Para tanto, o presente estudo é referendado nas pesquisas recentes sobre homofobia nas
organizações brasileiras, bem como nos principais conceitos de filósofos pós-estruturalistas tais como Michel
Foucault e Félix Guattari. Encontraram-se incoerências no que tange à implementação da gestão da
diversidade sexual, e também o medo de se assumir homossexual em ambientes de negócios por conta do
assédio moral especialmene presente na área de Recursos Humanos. Observou-se a valorização de lealdades
pessoais quando da promoção de indivíduos homofóbicos, bem como a busca por instrumentalização de
competências técnicas por parte de pessoas homossexuais para aumentarem sua empregabilidade na
expectativa de superarem a discriminação homofóbica.
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