Sobre o corpo inacabado em A pele que habito

Autores

  • Felipe Wircker PUC-Rio
  • Ana Kiffer PUC-Rio

DOI:

https://doi.org/10.9771/peri.v1i1.10174

Palavras-chave:

corpo, inacabado, gênero, sexo, artes visuais

Resumo

O presente artigo busca levantar algumas questões relativas à noção de “humano” e ao humanismoocidental moderno a partir do questionamento acerca das noções de sexo e gênero. Para tal discussão, toma-secomo intercessores o filme de Pedro Almodóvar A pele que habito e alguns trabalhos da artista plástica LouiseBourgeois, explorado por Almodóvar neste longa-metragem, no intuito não de uma análise conceitual dosmesmos, mas de pensar a partir das manifestações artísticas em questão, dando ênfase ao deslocamento doentendimento moderno de corpo como algo fechado, calculável e medicalizado para uma noção de corpo comoalgo inacabado, em constante transformação, espaço de criação que desestabiliza as concepções dicotômicas determos como homem/mulher, masculino/feminino, humano/inumano, natural/artificial, essência/aparência,forma/informe.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Felipe Wircker, PUC-Rio

Graduado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela PUC-Rio em 2009,pós-graduado em Literatura, Arte e Pensamento Contemporâneo, também pela PUC. Em 2013, concluiu oMestrado em Literatura, Cultura e Contemporaneidade da PUC-Rio e atualmente cursa o doutorado na mesmaárea.

Ana Kiffer, PUC-Rio

Doutora em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2002) e doutorado Bolsa Sandwich Capes -Universite de Paris VII - Denis Diderot (1998-2000). Lecionou Literatura e Cultura Brasileira na Universidadede Salamanca (ES- 2001), atualmente é professor Assistente (40hs) da Pontifícia Universidade Católica do Riode Janeiro, tendo sido de 2008 a 2010 Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Letras destauniversidade. Foi eleita em 2007 Directeur de Programme no Collège International de Philosophie (FRA) porseis anos consecutivos. Em 2008/09 obteve a concessão de um Acordo de Coperação Internacional com aFrança, CAPES-COFECUB, onde atua como coordenadora brasileira do Convênio com a Universidade de ParisVII. Vem atuando principalmente nos seguintes temas: corpo, escrita, literatura, política e memória.

Downloads

Publicado

2014-09-01

Como Citar

Wircker, F., & Kiffer, A. (2014). Sobre o corpo inacabado em A pele que habito. Revista Periódicus, 1(1), 243–257. https://doi.org/10.9771/peri.v1i1.10174