Chamada para publicação: Dossiê 22 - Narrativas de si em espaços de (re)existência: artes, corpos, linguagens e práticas dissidentes sudakas vai até 30 de junho

2023-04-26

No livro ex/orbitâncias (2021), abigail Campos Leal propõe "deixa[r] a teoria queer para trás" a fim de propormos "contribuições para uma arte cuir sudaka". Essa reflexão sobre as práticas experimentais de si, especialmente às margens do Sul do Global, foi contornada pelas instituições validadas de produção de conhecimento, como uma regra de delimitação do que e de quem pode produzir “a verdade”. Sobre isso, é importante lembrar que é a partir da lógica dos modelos de conduta e de produção de conhecimento que foram normalizados os processos responsáveis por caracterizar tudo aquilo fora dessas normas como menores, subalternos, marginalizados, infames (FOUCAULT, 2003; 2013), sobretudo no que tange à observância dos marcadores sociais de gênero, raça, sexualidade, hetariedade e classe.

Diante das lutas dos movimentos sociais, em especial, pelos efeitos (contraditórios) dos modos de constituição coletiva das lutas e dos afetos por meio de espaços enunciativos informatizados (SILVEIRA, 2020; SILVEIRA; CAMPOS, 2021), este dossiê é uma provocação à escuta de histórias outras que (re)criem reviravoltas nas nossas próprias narrativas de (re)existências. Se em algum dia Spinoza nos perguntou "o que pode um corpo?", neste dossiê, interessa-nos quando esta mesma pergunta parte da artista e pesquisadora brasileira Bruna Kury, no seu texto A pós-pornografia como arma contra a maquinaria da colonialidade (2021) ou, ainda, o que nos contam e nos ensinam corpos negros, LGBTQIPA+, de mulheres e todas as corporeidades minorizadas em sua existência: O que nos contam as linguagens e as produções artísticas periféricas, dissidentes, sudakas?

Ao pensar a espacialidade sudaka, nos interessa reunir trabalhos que contemplem a diversidade geográfica, cultural, linguística e artística de sujeitos, movimentos, grupos e organizações que apontem para a diversidade de epistemologias produzidas "al borde del borde" (Susy Shock, 2013) e que repercutam a produtividade das dissidências na produção das (re)existências. Rebuliços epistemológicos. Narrativas teóricas. Corpos em cena. Língua(gen)s em disputa: esta é a contribuição a que nos propomos.

Data limite para submissão de textos: 30 de junho de 2024

Importante: aconselhamos que as pessoas interessadas leiam atentamente as diretrizes para a publicação, que não deixem para submter no último dia e última hora (toda submissão: preenchimento de metadatos e envio do texto deve ser feita até as 23h59 do dia 30 de junho), e que verifiquem se o upload do texto foi feito de forma correta para que a submissão não conste como "incompleta".

Referências

FOUCAULT, Michel. A vida dos homens infames. In: FOUCAULT, Michel. Ditos e escritos, v. IV: Estratégia, poder-saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2003, p. 203-222.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. 41. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.

KURY, Bruna. A pós-pornografia como arma contra a maquinaria da colonialidade. São Paulo: FERALIVRE, 2021.

LEAL, abigail Campos. ex/orbitâncias: os caminhos da deserção de gênero. São Paulo: GLAC edições, 2021.

SHOCK SUSY. Poemario Transpirado. Buenos Aires: Nuevos Tiempos, 2013.

SILVEIRA, Juliana da. Hashtags e trending topics: a luta pelo(s) sentido(s) nos espaços enunciativos informatizados. Interletras, Grande Dourados, v. 31, n. 8, p. 1-18, 31 abr. 2020.

SILVEIRA, Juliana da; CAMPOS, Jefferson. Um corpo negro e uma cabeça de porco: (des)encontros de duas vidas que importam. Revista Crítica Cultural, Palhoça, SC, v. 16, n. 2, p. 141-150, jul./dez. 2021.

ORGANIZAÇÃO:

Bruno Alcione Novadvorski Scheeren - Mestrando em Artes (PPGArtes/UERJ)

Christian Gustavo de Sousa - Mestre em Poéticas Visuais (PPGAV/UFRGS). Doutorando em Artes (PPGARTES/UERJ)

Jefferson Gustavo dos Santos Campos - Doutor em Letras (PLE/UEM) / Universidade Federal de Rondônia / UNIR

Rose de Melo Rocha - Doutora em Ciências da Comunicação ECA/USP / Programa de Pós-graduação em Comunicação e Consumo (PPGCOM-ESPM)

Sue Gonçalves - Graduande de Bacharelado em História da Arte (UFRGS)