DA CONCEPÇÃO AO PROJETO DE EXECUÇÃO: A GÊNESE DOCUMENTAL DOS ARQUIVOS DE ARQUITETURA

Autores/as

  • Claudio Muniz Viana Universidade Federal do Rio de Janeiro

Palabras clave:

arquivos de arquitetura, gênese documental, acumulação documental, projeto de arquitetura

Resumen

Este trabalho de pesquisa tem como objetivo compreender como tem-se comportado os principais atores no que se refere a produção, acumulação e organização dos documentos arquitetônicos no Brasil, a saber, o arquiteto e o arquivista. Descreve as questões principais que envolvem a organização dos arquivos de arquitetura e o estado da arte atual. Dentre elas, os conceitos, a natureza dos documentos de arquitetura e suas diferenças e similitudes com os documentos cartográficos. Enfoca o projeto de arquitetura como processo essencial na produção e acumulação de documentos, além de expor sua estrutura, fases e documentos gráficos típicos. Por fim, descreve as peculiaridades desses arquivos e seus impactos sobre a produção documental e tratamento arquivístico.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Claudio Muniz Viana, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal Fluminense (2012), Especialista em Planejamento, Direção e Organização de Arquivos pela Universidade Federal Fluminense e Arquivo Nacional (2008), Arquivista do Núcleo de Pesquisa e Documentação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e do Sistema de Bibliotecas e Informação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Publicado

2015-08-27

Cómo citar

Viana, C. M. (2015). DA CONCEPÇÃO AO PROJETO DE EXECUÇÃO: A GÊNESE DOCUMENTAL DOS ARQUIVOS DE ARQUITETURA. PontodeAcesso, 9(2), 123–155. Recuperado a partir de https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/8328

Número

Sección

Artigos