REPRESENTAÇÃO DO CONHECIMENTO OU REPRESENTAÇÃO CONCEITUAL? : uma investigação epistemológica no âmbito da ciência da informação e da filosofia nas considerações de Deleuze e Guatarri

Autores

  • Hildenise Ferreira Novo UFBA

Palavras-chave:

Representação do conhecimento. Representação conceitual. Teoria do Conceito. Ciência da Informação. Epistemologia-Filosofia.

Resumo

No domínio da Ciência da Informação a representação do conhecimento se traduz no conceito, ou na representação conceitual, assim, para se organizar estruturas de representação que possam abarcar o mapeamento de um dado domínio, é necessário o uso de métodos que viabilizem a análise conceitual. Busca-se em estudos epistemológicos na Ciência da Informação e na Filosofia o entendimento para análise e formação dos conceitos. Este artigo apresenta os pensamentos de Gilles Deleuze e Félix Guatarri, através da leitura e análise da obra “O que é a Filosofia?” na intenção de encontrar possibilidades do entendimento filosófico sobre conceito. Tal entendimento conceitual é fundamental para a construção de métodos e modelos de análise para representação conceitual, o que foi percebido neste breve estudo. O resultado obtido revela a necessidade de aprofundamento das obras dos autores, principalmente no que tange a contribuição aos estudos teóricos e epistemológicos nos domínios de Organização e Representação do Conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hildenise Ferreira Novo, UFBA

Mestre em Ciência da Informação, Convênio UFF/IBICT. Especialização em Didática para o Ensino Superior. Graduação em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal Fluminense. Professora do Instituto de Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia. Membro do grupo de Pesquisa: Acervos manuscriptológicos, bibliográficos, iconográficos, etnográficos: organização, preservação e interfaces das tecnologias da informação e comunicação. Experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Representação da informação e do Conhecimento, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino da representação descritiva e temática; metodologia da pesquisa documentária; indexação; taxonomia; biblioteca de pós-graduação; Teoria e gestão da informação e gestão do conhecimento; teoria do sistema geral e teoria ator-rede; formação e desenvolvimento de coleções. Políticas tecnologias e uso da informação.

Downloads

Publicado

2014-02-13

Como Citar

Novo, H. F. (2014). REPRESENTAÇÃO DO CONHECIMENTO OU REPRESENTAÇÃO CONCEITUAL? : uma investigação epistemológica no âmbito da ciência da informação e da filosofia nas considerações de Deleuze e Guatarri. PontodeAcesso, 7(3), 114–129. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/9328

Edição

Seção

Artigos