DA CONCEPÇÃO AO PROJETO DE EXECUÇÃO: A GÊNESE DOCUMENTAL DOS ARQUIVOS DE ARQUITETURA

Autores

  • Claudio Muniz Viana Universidade Federal do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

arquivos de arquitetura, gênese documental, acumulação documental, projeto de arquitetura

Resumo

Este trabalho de pesquisa tem como objetivo compreender como tem-se comportado os principais atores no que se refere a produção, acumulação e organização dos documentos arquitetônicos no Brasil, a saber, o arquiteto e o arquivista. Descreve as questões principais que envolvem a organização dos arquivos de arquitetura e o estado da arte atual. Dentre elas, os conceitos, a natureza dos documentos de arquitetura e suas diferenças e similitudes com os documentos cartográficos. Enfoca o projeto de arquitetura como processo essencial na produção e acumulação de documentos, além de expor sua estrutura, fases e documentos gráficos típicos. Por fim, descreve as peculiaridades desses arquivos e seus impactos sobre a produção documental e tratamento arquivístico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudio Muniz Viana, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal Fluminense (2012), Especialista em Planejamento, Direção e Organização de Arquivos pela Universidade Federal Fluminense e Arquivo Nacional (2008), Arquivista do Núcleo de Pesquisa e Documentação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e do Sistema de Bibliotecas e Informação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Downloads

Publicado

2015-08-27

Como Citar

Viana, C. M. (2015). DA CONCEPÇÃO AO PROJETO DE EXECUÇÃO: A GÊNESE DOCUMENTAL DOS ARQUIVOS DE ARQUITETURA. PontodeAcesso, 9(2), 123–155. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/8328

Edição

Seção

Artigos