SERVIÇOS DA BIBLIOTECA NA WEB 2.0: um estudo de caso dos tutoriais em vídeo da Universidade de Caxias do Sul no site YouTube.com

Autores

  • Marcos Leandro Freitas Hübner Universidade de Caxias do Sul
  • Marcelo Votto Teixeira Universidade de Caxias do Sul
  • Diego Fabrizio Kroth Universidade de Caxias do Sul

Palavras-chave:

Tutoriais em vídeo. Web. 2.0. YouTube. Biblioteca universitária. Sistema de Bibliotecas da Universidade de Caxias do Sul.

Resumo

Neste estudo de caso são apresentados os principais processos envolvidos na disponibilização de tutoriais em formato de vídeo pelo Sistema de Bibliotecas da Universidade de Caxias do Sul. Apresentam-se as vantagens dos tutoriais em vídeo, tais como a autonomia fornecida por estes aos usuários e as decorrentes alterações nos treinamentos realizados pela biblioteca. Valendo-se de embasamentos teóricos, são discutidos os detalhes envolvidos no processo de formulação dos tutoriais, a edição dos vídeos e a disponibilização na web. Os autores elucidam os motivos que os levaram a escolher o software Camtasia Studio para a edição dos tutoriais, bem como a decisão de disponibilizá-los no site de compartilhamento de vídeos YouTube. São listados os tutoriais já disponibilizados na web e relatados os impactos e a mudança na imagem da biblioteca junto à comunidade acadêmica, obtidos a partir da implementação deste novo serviço.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Leandro Freitas Hübner, Universidade de Caxias do Sul

UCS - Sistema de Bibliotecas

Marcelo Votto Teixeira, Universidade de Caxias do Sul

UCS - Sistema de Bibliotecas

Diego Fabrizio Kroth, Universidade de Caxias do Sul

UCS - Sistema de Bibliotecas

Downloads

Publicado

2014-06-04

Como Citar

Hübner, M. L. F., Teixeira, M. V., & Kroth, D. F. (2014). SERVIÇOS DA BIBLIOTECA NA WEB 2.0: um estudo de caso dos tutoriais em vídeo da Universidade de Caxias do Sul no site YouTube.com. PontodeAcesso, 8(1), 39–55. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/6932

Edição

Seção

Artigos