A GESTÃO INFORMATIZADA DE DOCUMENTOS NO TCM DO ESTADO DA BAHIA
Palavras-chave:
Gerenciamento Eletrônico de Documentos, Sistema de Informação, Documentos DigitaisResumo
O Gerenciamento Eletrônico de Documentos, GED, é considerado, atualmente, a estrutura essencial para o planejamento e a implementação de sistemas de informação, provendo a infra-estrutura tecnológica necessária para propiciar às organizações melhores níveis de comunicação, produtividade e qualidade na gerência documental. Este artigo aborda, através de uma revisão de literatura, a definição de conceitos básicos pertencentes ao âmbito de sistemas de informação digitais. Busca ilustrar, via a metodologia estudo de caso, as transformações ocorridas no TCM do Estado da Bahia em consequência da implantação de um sistema de GED. Os resultados mostraram que a implantação no TCM do sistema de gerência digital modificou completamente a forma de trabalho na organização, evidenciando a resistência na adoção da gestão informatizada em substituição aos processos manuais. As tecnologias de GED no TCM transformaram o processamento de documentos desde a sua criação, indexação, armazenamento, recuperação e distribuição. As aplicações de gerência eletrônica possibilitaram ampliar a concepção de documento, concebidos como repositórios digitais de texto, gráficos e recursos de multimídia, substituindo a perspectiva tradicional de documento associado às páginas impressas estáticas. Os sistemas de GED podem beneficiar os profissionais da informação, dotando-os de novos instrumentais científicos e tecnológicos para a produção e a gerência documentalDownloads
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Publicado
2014-06-04
Como Citar
Villalobos, A. P. D. O., & OLiver, P. (2014). A GESTÃO INFORMATIZADA DE DOCUMENTOS NO TCM DO ESTADO DA BAHIA. PontodeAcesso, 8(1), 24–38. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/6493
Edição
Seção
Artigos