POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A LEITURA NO BRASIL: IMPLICAÇÕES SOBRE A LEITURA INFANTIL

Autores

  • Marta Benjamim da Silva Universidade Federal do Ceará - UFC/Campus Cariri
  • Maria Cleide Rodrigues Bernardino Universidade Federal do Ceará - UFC/Campus Cariri
  • Carine Rodrigues Nogueira Secretaria de Educação do Estado do Ceará - SEDUC

Palavras-chave:

Leitura, Políticas Públicas de Leitura, Leitura no Brasil, Leitura Infantil

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo fazer uma investigação sobre a leitura infantil, refletindo sobre a importância das políticas públicas que visam o incentivo a leitura, bem como discutir sobre a importância da leitura para o processo educativo e mapear as principais pesquisas sobre leitura no Brasil, em especial a leitura infantil. Serão apresentados projetos de leitura, sob diferentes olhares, investigando a leitura como sendo um processo discursivo de apreensão de sentido e de significação, baseando-se principalmente nos diagnósticos de leitura revelados pela pesquisa Retratos do Brasil.

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Biografia do Autor

Marta Benjamim da Silva, Universidade Federal do Ceará - UFC/Campus Cariri

Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará - UFC/Campus Cariri.

Maria Cleide Rodrigues Bernardino, Universidade Federal do Ceará - UFC/Campus Cariri

Professora Assistente do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Ceará, Campus Cariri, Doutoranda em Ciência da Informação, pela Universidade de Brasília - UnB.

Carine Rodrigues Nogueira, Secretaria de Educação do Estado do Ceará - SEDUC

Professora de língua portuguesa da Secretaria de Educação do Estado do Ceará - SEDUC, graduada em Letras e Especialista em Língua Portuguesa e Arte Educação, pela Universidade Regional do Cariri - URCA.

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Publicado

2013-01-16

Como Citar

Silva, M. B. da, Bernardino, M. C. R., & Nogueira, C. R. (2013). POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A LEITURA NO BRASIL: IMPLICAÇÕES SOBRE A LEITURA INFANTIL. PontodeAcesso, 6(3), 20–46. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/6437

Edição

Seção

Artigos