PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS: O PERFIL DAS AUTORIAS DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA DOS DOCENTES EM PERIÓDICOS NACIONAIS (2000-2009)

Autores

  • Abimael de Jesus Barros Costa Universidade de Brasília - UnB
  • Paulo Roberto Barbosa Lustosa Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Comunicação Científica. Pesquisa em Contabilidade. Autoria Múltipla.

Resumo

O objetivo da investigação foi descrever o perfil das autorias da produção docente em periódicos nacionais dos Programas de Pós-graduação em Ciências Contábeis – PPGCC. A janela temporal de 10 anos entre 2000 a 2009 foi escolhida para a análise de 27 periódicos. Um banco de dados foi criado fundamentado na metodologia de WOOD et al. (2009). Posteriormente, foi realizada análise descritiva da amostra de 1.175 artigos disponibilizados em periódicos nacionais de acesso aberto. Observou-se que o ranking geral dos PPGCC indica que o programa da USP é o que mais se destacou em 10 anos. As autorias estão relacionadas com número de docentes de tempo integral e existência de concentração, aproximadamente, de 80% da produção científica dos programas de pós-graduação em ciências contábeis na região sul e sudeste. As pesquisas são, principalmente, da área de contabilidade financeira e a maior parte das autorias dos artigos é em colaboração múltipla. A formação docente principal é contabilidade e controladoria.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Abimael de Jesus Barros Costa, Universidade de Brasília - UnB

Bacharel em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário UNIEURO (2007). Especialista em Auditoria e Perícia pelo Centro Universitário UNIEURO (2008). Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade de Brasília UnB (2011). Complementação Pedagógica em Matemática pela Faculdade Capixaba de Nova Venéncia UNIVEN (2011). Atualmente é Professor Assistente do Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais da Universidade de Brasília, bem como está cursando Estatística pela Universidade de Brasília. Áreas de interesse: Controle da Administração Pública, Transparência Pública; Finanças Públicas, Contabilidade Governamental, Contabilidade Geral e Educação e Pesquisa em Contabilidade.

Paulo Roberto Barbosa Lustosa, Universidade de Brasília

Graduado em Engenharia Civil (FTESM, 1981) e doutor em Contabilidade e Controladoria (USP, 2001). Visiting Scholar (UIUC-USA), 1999-2000. Professor titular na UnB, foi coordenador de graduação e chefe do Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais. Atualmente é coordenador-adjunto do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis UnB, UFPB e UFRN. Orientou ou orienta dezenas de pesquisas, nos níveis de doutorado, mestrado, especialização, graduação e iniciação científica. Possui vários trbalhos publicados em revistas especializadas e capítulos de livros didáticos, e participou de dezenas de congressos nacionais e internacionais. Acumula diversas participações em bancas para seleção de professores e alunos de mestrado e doutorado, e de defesas de tese, dissertação e tcc de especialização e graduação. Pesquisa nas seguintes áreas: controladoria, ênfase em gestão econômica e governança, e impacto da informação contábil sobre seus usuários. Antes de ingressar na academia, atuou profissionalmente como engenheiro civil na iniciativa privada e também foi servidor do Banco do Brasil, onde desempenhou várias funções.

Downloads

Publicado

2013-09-11

Como Citar

Barros Costa, A. de J., & Barbosa Lustosa, P. R. (2013). PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS: O PERFIL DAS AUTORIAS DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA DOS DOCENTES EM PERIÓDICOS NACIONAIS (2000-2009). PontodeAcesso, 7(2), 25–46. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/6206

Edição

Seção

Artigos