INFORMAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR (IES): indicadores de grupos de pesquisa (GP) de memória
Palavras-chave:
Indicadores Científicos, Memória, Grupos de Pesquisa, Plataforma LattesResumo
No contexto das Instituições de Ensino Superior (IES), a Gestão da Informação Científica e Tecnológica (ICT) pode ser subsidiada por indicadores em Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), que auxiliam na elaboração de estratégias e no mapeamento de situações e tendências desses ambientes. Nesse sentido, este artigo objetiva discutir como os indicadores científicos podem apoiar a Gestão da ICT e o processo decisório em IES. Especificamente, analisam-se indicadores científicos de Grupos de Pesquisa (GP) da área de Memória vinculados a IES da região Nordeste, visando quantificar a produção científica dos grupos, averiguar quais os grupos mais produtivos e identificar interações e redes de colaboração entre pesquisadores de diferentes grupos. A análise baseou-se em dados disponíveis na Plataforma Lattes (PL) e no Diretório de Grupos de Pesquisa (DGP), ambos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Para tanto, utilizaramos ferramenta “ScriptLattes”, que possibilitou a extração e a compilação das listas de produções científicas dos programas, e o software “UCInet” para a criação das redes de colaboração entre grupos. Conclui-se que os indicadores dos GP de Memória atuam como insumo para que gestores em cada IES planejem as decisões e esforços de publicações, desenvolvimento e integração entre os membros dos grupos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2014-06-04
Como Citar
Santana, G. H. C. de, Santana, G. A. de, Garcia, J. C. R., Silva, M. P. da, & Mello, R. M. de. (2014). INFORMAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR (IES): indicadores de grupos de pesquisa (GP) de memória. PontodeAcesso, 8(1), 56–80. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/5795
Edição
Seção
Artigos