A VOZ DE SUJEITOS-READAPTADOS EM DISCURSO: O LUGAR DO BIBLIOTECÁRIO

Autores

  • Gabriela Gimenez Faustino Universidade de São Paulo
  • Gustavo Grandini Bastos Universidade de São Paulo
  • Ludmila Tatiane Rodrigues de Almeida Universidade de São Paulo
  • Lucília Maria Sousa Romão Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Professor Readaptado, Biblioteca Escolar, Comunidade Virtual, Discurso, Ciência da Informação.

Resumo

A realidade brasileira tem apresentado cada vez mais professores readaptados ocupando o lugar dos bibliotecários dentro das bibliotecas escolares brasileiras. Apesar da existência de diversos trabalhos na área da Ciência da Informação que enfoquem essa questão, chama a nossa atenção a ausência de pesquisas focadas na maneira que esses sujeitos-readaptados falam de sua atuação nesses espaços. Propomos, então, estudar através de uma comunidade virtual destinada a esses sujeitos, como eles discursivizam seu trabalho dentro das bibliotecas escolares e a forma que compreendem essa denominada readaptação profissional. Mobilizamos a Análise do Discurso de matriz francesa, especialmente as noções de sujeito, discurso e memória, para interpretar o dizer desses sujeitos e, no que se refere à Ciência da Informação, trabalhamos com a movimentação de sentidos acerca dessas unidades informacionais, discutindo a readaptação desses profissionais em um campo de trabalho que é diverso do seu. Nessa direção, construímos uma série de reflexões acerca das bibliotecas escolares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriela Gimenez Faustino, Universidade de São Paulo

Discente do quarto ano de Ciências da Informação e Documentação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo. Trabalhando com as temáticas: Análise do Discurso de Filiação Francesa e Biblioteca Escolar.

Gustavo Grandini Bastos, Universidade de São Paulo

Discente do 4º ano de Ciências da Informação e Documentação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo. Atuando na área, com ênfase principalmente nos seguintes temas: Lingüística (Análise do Discurso de filiação francesa), Biblioteca Escolar, Biblioteca Comunitária, Biblibliotecas Alternativas e Leitura. Bolsista de Iniciação Científica FAPESP.

Ludmila Tatiane Rodrigues de Almeida, Universidade de São Paulo

Graduanda do quinto semestre de Ciências da Informação e Documentação na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Bolsista CNPQ 2009, desenvolvendo trabalhos de Iniciação Científica na área de Análise do Discurso (matriz francesa) sobre a temática biblioteca. Atuante também na área de Organização e Preservação de Acervos.

Lucília Maria Sousa Romão, Universidade de São Paulo

Lucília Maria Sousa Romão possui graduação em Letras (1988) pelo Centro Universitário Barão de Mauá de Ribeirão Preto e doutorado direto (2002) em Psicologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Desde janeiro de 2003, é docente (MS3) com dedicação exclusiva da Universidade de São Paulo, onde dá aulas e orienta alunos de graduação, mestrado e doutorado. É bolsista 2 do CNPq (2009). É parecerista ad hoc do CNPQ e FAPESP; membro de ABRALIN, da ALED, do GEL e do GT de Análise do Discurso da ANPOLL. Especialista em Análise do Discurso, atua principalmente na investigação de materialidades discursivas ligadas aos seguintes temas: mídia, questão agrária, textualidade digital e leitura. Publicou livros, além de artigos em revistas científicas e capítulos de livros. Coordena o Grupo de Pesquisa Discurso e memória: movimentos do sujeito , cadastrado junto ao Diretório de Grupos do CNPQ.

Downloads

Publicado

2010-09-24

Como Citar

Faustino, G. G., Bastos, G. G., Almeida, L. T. R. de, & Romão, L. M. S. (2010). A VOZ DE SUJEITOS-READAPTADOS EM DISCURSO: O LUGAR DO BIBLIOTECÁRIO. PontodeAcesso, 4(2), 76–94. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/4040

Edição

Seção

Artigos