LENDO UM FILME DOCUMENTÁRIO: TODA A MEMÓRIA DO MUNDO
Palavras-chave:
Semiologia, Cinema, DocumentárioResumo
Este texto busca abordar o produto audiovisual, mais especificamente o filme documentário, através da uma leitura analítica que se apropria de alguns conceitos da semiologia e da semio-pragmática tal qual proposta por Roger Odin, para se compreender as questões envolvendo a análise do documentário. Através do filme Toda a memória do mundo (Toute la mémoire du monde), realizado em 1956 por Alain Resnais, busca-se compreender o ponto de vista do contrato de leitura proposto pela obra como pertencente ao gênero documentário. Questionam-se quais são as instâncias narrativas próprias desse gênero e qual pacto de leitura institui-se entre a obra e seu leitor/espectador.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2010-05-28
Como Citar
Serafim, J. F. (2010). LENDO UM FILME DOCUMENTÁRIO: TODA A MEMÓRIA DO MUNDO. PontodeAcesso, 4(1), 19–29. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/3984
Edição
Seção
Artigos