FALAS, SILÊNCIOS E IMAGENS: O CINEMA DE KIM KI-DUK

Autores

  • Julia Maria Costa Almeida UFES

Palavras-chave:

Cinema, Kim Ki-duk, Fala, Imagem, Silêncio

Resumo

Propõe-se aqui um percurso de investigação sobre o enunciado oral, o silêncio e as imagens no cinema contemporâneo, tendo como motivação alguns filmes (Bad Guys, 2001, Primavera, verão, outono, inverno... e primavera, 2003, Casa vazia, 2004 e Time, 2006) de Kim Ki-duk, cineasta sul-coreano que vem sendo chamado de “cineasta do silêncio”. Pasolini, Deleuze, Santaella, Steiner e Sontag forneceram o embasamento teórico para entendimento da linguagem híbrida do cinema e do estatuto semiótico que recebem o enunciado oral e o silêncio, no contexto cinematográfico e das artes em geral. A observação dos filmes de Kiduk, como parte do novo cinema coreano, revela particularidades de uma estética em que a recusa da linguagem verbal e a afirmação do corpo ressoam demandas contemporâneas por novos modos de ver e ouvir no cinema.

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Biografia do Autor

Julia Maria Costa Almeida, UFES

Departamento de Línguas e Letras - Lingüística

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Publicado

2010-05-28

Como Citar

Almeida, J. M. C. (2010). FALAS, SILÊNCIOS E IMAGENS: O CINEMA DE KIM KI-DUK. PontodeAcesso, 4(1), 30–44. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/3867