CONTRIBUIÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS: APORTES DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO DA UFBA

Autores

  • Aida Varela Varela Universidade Federal da Bahia
  • Bruno Batista dos Anjos Universidade Federal da Bahia
  • Igor Baraúna Guimarães Universidade Federal da Bahia
  • Marilene Abreu Barbosa Universidade Federal da Bahia

Palavras-chave:

Competências, Saberes, Cognição, Mediação, Pós-graduação

Resumo

A partir do pressuposto de que os programas de pós-graduação em Ciência da Informação, em situação de educação continuada, têm o propósito de ampliar competências informacionais, neste estudo, discute-se o desenvolvimento de competências e capacidades informacionais subjacentes no projeto pedagógico do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da Universidade Federal da Bahia (UFBA) do Instituto de Ciência da Informação (ICI). Faz-se um estudo de caso exploratório e descritivo, com uma abordagem cognitiva, a fim de construir um lastro de conhecimentos sobre conceitos, trajetórias cognitivas e mediações de competências. Procedeu-se à analise dos planos de curso das disciplinas que compõem a estrutura curricular do PPGCI/UFBA. Em seguida, aplicou-se um questionário com os discentes do PPGCI para perceber o grau de consciência sobre a aquisição de competências no decorrer do curso. Os discentes participantes do estudo, ingressantes em 2008 e consultados em 2009.1, apontaram que as disciplinas que contribuem com maior relevância para a formação de competências, tanto informacionais quanto gerais, são Metodologia da Pesquisa em Informação, Seminários Avançados de Informação e Informação e Cognição.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aida Varela Varela, Universidade Federal da Bahia

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (UnB). Docente Adjunto III do Departamento de Fundamentos e Processos Informacionais do Instituto de Ciência da Informação.

Bruno Batista dos Anjos, Universidade Federal da Bahia

Graduando em Biblioteconomia e Documentação, 8º semestre, pela Universidade Federal da Bahia. Iniciação Científica em pesquisa por meio do PIBIC no período 2008/2009 e 2009/2010, como bolsista.

Igor Baraúna Guimarães, Universidade Federal da Bahia

Mestrando em Ciência da Informação pelo PPGCI/UFBA. Iniciação Científica em pesquisa por meio do PIBIC no período 2007/2008, como bolsista da FAPESB.

Marilene Abreu Barbosa, Universidade Federal da Bahia

Mestre em Ciência da Informação pelo Instituto de Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia. Professor do Instituto de Ciência da Informação da UFBA.

Downloads

Publicado

2009-12-22

Como Citar

Varela, A. V., dos Anjos, B. B., Guimarães, I. B., & Barbosa, M. A. (2009). CONTRIBUIÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS: APORTES DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO DA UFBA. PontodeAcesso, 3(3), 327–355. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/3624

Edição

Seção

Artigos