AS CONCEPÇÕES DE MEMÓRIA NA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO NO BRASIL: ESTUDO PRELIMINAR SOBRE A OCORRÊNCIA DO TEMA NA PRODUÇÃO CIENTÍFICA

Autores

  • Eliane Braga Oliveira Universidade de Brasília
  • Georgete Medleg Rodrigues Universidade de Brasília

Palavras-chave:

memória, memória coletiva, memória social, ciência da informação, conservação, preservação.

Resumo

Resultados parciais de pesquisa descritiva e explicativa sobre as concepções de memória identificadas na literatura especializada em Ciência da Informação e seus reflexos na produção dos cientistas da informação no Brasil. Parte da hipótese que o tema memória desempenha papel periférico nas preocupações da área. Cita estudos desenvolvidos nas ciências humanas e sociais e observa que, na Ciência da Informação, o tema é mais presente em textos que tratam de Gestão do Conhecimento. Apresenta análise quantitativa dos dados obtidos a partir da identificação de documentos que abordam o tema memória, a saber: teses e dissertações produzidas nos programas de pós-graduação stricto sensu em Ciência da Informação do Brasil e artigos de periódicos vinculados a esses programas. Os resultados do pré-teste não evidenciam uma preocupação direta dos pesquisadores da área com a temática da memória, o que pode ser observado nos números pouco expressivos de teses, dissertações e artigos de periódicos identificados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliane Braga Oliveira, Universidade de Brasília

Professora do curso de Arquivologia do Departamento de Ciência da Informação e Documentação da Universidade de Brasília. Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação do mesmo departamento.

Georgete Medleg Rodrigues, Universidade de Brasília

Professora Doutora do curso de Arquivologia e do programa de pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade de Brasília.

Downloads

Publicado

2009-12-22

Como Citar

Oliveira, E. B., & Rodrigues, G. M. (2009). AS CONCEPÇÕES DE MEMÓRIA NA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO NO BRASIL: ESTUDO PRELIMINAR SOBRE A OCORRÊNCIA DO TEMA NA PRODUÇÃO CIENTÍFICA. PontodeAcesso, 3(3), 216–239. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/3613

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)