A UTILIZAÇÃO DAS FERRAMENTAS DE GESTÃO APLICADAS ÀS UNIDADES DE INFORMAÇÃO (UI): percepções dos gestores
DOI:
https://doi.org/10.9771/rpa.v13i3.35229Palavras-chave:
ferramentas de gestão, unidades de informação, gestão e inovação.Resumo
Traz um panorama acerca da utilização de ferramentas de gestão por gestores de Unidades de Informação em seus contextos profissionais, a partir de uma pesquisa exploratória executada em três fases: a primeira identifica o potencial de utilização das ferramentas de gestão de Unidades de Informação, baseando-se na produção científica e técnica; a segunda constrói um questionário para ser aplicado entre gestores de Unidades de Informação; e a terceira analisa os dados obtidos nos questionários aplicados. Os resultados estão estruturados na seguinte ordem: 1) Área de formação dos gestores; 2) Ferramentas de gestão conhecidas pelos gestores das Unidades de Informação; 3) Ferramentas de gestão utilizadas pelas Unidades de Informação; e 4) Resultados positivos alcançados em decorrência do uso das ferramentas. Quando questionados sobre as ferramentas que conheciam, as respostas dos gestores mostraram que a Matriz SWOT é a mais conhecida, com 94,4%; seguida pelo Mapa Conceitual, com 88,9%; Diagrama de Pareto, com 61,1%; PDCA, 55,6%, 5w2h, 44,4% e Business Process Management (BPM), com resultado igual ao 5w2h. Sobre as mais utilizadas, verificou-se o quadro a seguir: Mapa Conceitual (38,9%), Matriz SWOT (33,3%), 5w2h (16,7%) e PDCA (16,7%). Chama a atenção que 38,9% dos gestores nunca utilizaram nenhuma ferramenta. Com isto, nota-se na pesquisa o destaque do Mapa Conceitual e da Matriz SWOT; e a informação que todos os gestores que utilizaram ferramentas de gestão relataram ter obtido algum resultado positivo.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2020-03-17
Como Citar
Sobral, N. V., Amadeu, I. S., Santos, L. T., Amaral, L. A. F. de O. do, & Cruz, T. L. (2020). A UTILIZAÇÃO DAS FERRAMENTAS DE GESTÃO APLICADAS ÀS UNIDADES DE INFORMAÇÃO (UI): percepções dos gestores. PontodeAcesso, 13(3), 128–139. https://doi.org/10.9771/rpa.v13i3.35229
Edição
Seção
Convergências em Ciência da Informação, Tecnologia e Educação
Licença
Copyright (c) 2020 PontodeAcesso
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. A PontodeAcesso utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto. A revista permite que o autor retenha os direitos de publicação sem restrições.