A CURADORIA DIGITAL COMO MEIO DE PRESERVAÇÃO E DIFUSÃO DA COLEÇÃO DE TESES E DISSERTAÇÕES DO INSTITUTO MILITAR DE ENGENHARIA

Autores

  • Vanessa Ferreira Belchior
  • Adriana Cox Hollós

DOI:

https://doi.org/10.9771/rpa.v13i3.35228

Palavras-chave:

Curadoria digital. Preservação Digital. Bibliotecas universitárias. Produção científica. Ciência e Tecnologia.

Resumo

Este artigo tem o objetivo de propor a utilização da curadoria digital como meio de difundir e preservar a coleção de teses e dissertações do Instituto Militar de Engenharia. Insere-se no contexto atual tendo em vista que se refere aos debates sobre a preservação da produção científica acadêmica na área de ciência e tecnologia e parte do pressuposto que não há futuro sem passado, ou seja, a preservação, neste caso, digital faz-se necessária. Caracteriza a importância do acervo do Instituto Militar de Engenharia - IME, que foi a primeira escola de engenharia das Américas e terceira do mundo, assim como faz uma análise sobre alguns marcos teórico-conceituais como repositórios institucionais, preservação digital e curadoria digital. Apresenta dados consolidados em relação ao acervo da Biblioteca General Armando Ferreira Dubois e todas as publicações ali contidas. Por fim conclui que o Instituto Militar de Engenharia necessita preservar sua produção acadêmica através de um projeto de digitalização em curso para que assim este material seja disponibilizado no repositório institucional do Exército Brasileiro, a Biblioteca Digital do Exército - BDEx, alcançando assim a preservação de seu acervo científico e seguindo as normas e padrões nacionais e internacionais que garantem a acessibilidade, integridade, confiabilidade e a disseminação da informação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-03-17

Como Citar

Belchior, V. F., & Hollós, A. C. (2020). A CURADORIA DIGITAL COMO MEIO DE PRESERVAÇÃO E DIFUSÃO DA COLEÇÃO DE TESES E DISSERTAÇÕES DO INSTITUTO MILITAR DE ENGENHARIA. PontodeAcesso, 13(3), 96–114. https://doi.org/10.9771/rpa.v13i3.35228

Edição

Seção

Convergências em Ciência da Informação, Tecnologia e Educação

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)