O INDIGENISMO NA ERA DA INFORMAÇÃO

Autores

  • Alejandra Aguilar Universidade de Brasilia

Palavras-chave:

Povos indígenas, Bibliotecas indígenas, Indigenismo, Politicas de informação, Congressos indigenistas interamericanos

Resumo

O objetivo deste documento é apresentar o papel do indigenismo, fundamentalmente uma política governamental que procurou a assimilação e controle das populações indígenas na sociedade, mas agora em relação às políticas de informação, isto é, o seu papel na recuperação, organização, criação e difusão de informações dos povos indígenas. A metodologia empregada consistiu numa revisão de literatura sobre o indigenismo, incluindo os principais números da revista América Indígena, ícone do indigenismo latino-americano procurando identificar o interesse desde então na criação de um sistema interamericano de informação indígena, procurando caracterizar a sua orientação atual (indigenismo dialógico), na sua preocupação com temas como o controle, organização e difusão de informação relativa aos indígenas. Dentre as conclusões obtidas: o indigenismo não assumiu desde começo a recuperação, resgate e promoção das informações criadas pelos indígenas, procurou a imposição de uma Ciência eurocêntrica, tentando eliminar os rasgos daqui. Contudo a papel do indigenismo cientifico foi chave para o estudo do produzido aqui. Só após o surgimento dos movimentos indígenas e da preocupação por segmentos profissionais do campo da Ciência da Informação, diversos serviços/produtos de informação para indígenas são uma realidade em diversos países do mundo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alejandra Aguilar, Universidade de Brasilia

Doutoranda em Ciência de Informação UnB. Areas de interesse: Redes de informação; Identidade\Diversidade Cultural; Bibliotecas Indígenas; Multiculturalismo\Interculturalismo; Ciberespaço\Cibercultura.

Downloads

Publicado

2009-08-18

Como Citar

Aguilar, A. (2009). O INDIGENISMO NA ERA DA INFORMAÇÃO. PontodeAcesso, 3(2), 158–191. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/3350

Edição

Seção

Artigos