SISTEMA DE RECUPERAÇÃO DA INFORMAÇÃO: uma abordagem baseada em ontologias

Autores

  • Lúcia Helena de Magalhães Universidade Federal de Minas Gerais http://orcid.org/0000-0002-8669-671X
  • Renato Rocha Souza Escola de Matemática Aplicada (EMAp) da Fundação Getúlio Vargas

Palavras-chave:

Ontologia, Recuperação da Informação, Sistema de Recuperação da Informação

Resumo

Com a expansão da grande rede mundial de computadores e o crescimento da popularidade da web, um amplo volume de dados é gerado e publicado em inúmeras páginas da internet nas quais se encontram dados das mais diversas áreas do conhecimento. Em consequência disso, surgiu uma grande demanda pela busca de informações relevantes neste emaranhado de dados, fazendo aflorar importantes estudos relacionados à Recuperação da Informação. Nesse cenário, a presente pesquisa evidencia-se como uma análise descritiva, baseada em revisão de literatura, sobre os Sistemas de Recuperação da Informação que utilizam as ontologias para melhorar os resultados da pesquisa informacional. E tem como objetivo descrever as características básicas dos Sistemas de Recuperação da Informação, apresentar considerações sobre ontologias e destacar como esses conceitos podem ser utilizados para melhorar a relevância das consultas solicitadas pelos usuários. Com base nos trabalhos estudados, verificou-se que os Sistemas de Recuperação de Informação que fazem uso de ontologias apresentam melhor precisão nos resultados das consultas se comparados com os sistemas cujos modelos são baseados em palavras-chave e que não utilizam recursos capazes de capturar as conceptualizações associadas às necessidades de conteúdo dos usuários.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lúcia Helena de Magalhães, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduada em Processamento de Dados pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (2002), possui de Formação Pedagógica com Licenciatura Plena em Matemática pelo CEFET Rio Pomba/Paraná, especialista em Desenvolvimento de Aplicações para Web pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora, Especialista em Matemática e Estatística pela Universidade Federal de Lavras e Mestre Ciências da Engenharia Civil com ênfase em Sistemas Computacionais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Doutorado em andamento em Ciência da Informação pela UFMG. Professora efetiva no Instituto Federal de Educação Tecnológica - Campus São João Del Rei.

Renato Rocha Souza, Escola de Matemática Aplicada (EMAp) da Fundação Getúlio Vargas

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1993), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000), doutorado em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005) e pós-doutorado (01/2009-01/2010) em Tecnologias Semânticas para Recuperação de Informação - University of South Wales, UK, sob supervisão de Douglas Tudhope, com bolsa do CNPQ. É atualmente professor e pesquisador da Escola de Matemática Aplicada (EMAp) da Fundação Getúlio Vargas e professor colaborador da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais. É Visiting Fellow da University of South Wales (2009-2019) e Pesquisador Adjunto Sênior da Universidade de Colúmbia.

Downloads

Publicado

2019-11-29

Como Citar

de Magalhães, L. H., & Souza, R. R. (2019). SISTEMA DE RECUPERAÇÃO DA INFORMAÇÃO: uma abordagem baseada em ontologias. PontodeAcesso, 13(2), 63–85. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/28452

Edição

Seção

Artigos Nacionais