CICLO DE VIDA DE RECURSOS ELETRÔNICOS: Enfoque na gestão de coleções em bibliotecas universitárias

Autores

Palavras-chave:

Recursos eletrônicos, Ciclo de Vida, Bibliotecas Universitárias

Resumo

Revisão que discorre sobre a formação e a gestão das coleções eletrônicas em bibliotecas universitárias, com base na apresentação de um modelo conceitual do ciclo de vida dos recursos eletrônicos de informação. A pesquisa bibliográfica abrangeu livros, artigos de revistas científicas, trabalhos apresentados em eventos, normas e documentos de organismos internacionais. Aborda a evolução histórica das coleções nas bibliotecas, sobretudo as universitárias, até a era das tecnologias, em que a insurgência do meio eletrônico culminou em transformações para a gestão dos acervos. Com base no ciclo de vida proposto, versa sobre aspectos da seleção, aquisição, acesso, gerenciamento, preservação e avaliação dos recursos eletrônicos. Aponta que os autores utilizados para a construção do modelo conceitual são unanimes em afirmar que o ciclo de vida dos recursos eletrônicos vem alterando o fluxo de trabalho nas bibliotecas, apesar de delinearem diferentes etapas para o ciclo e portanto entender o fluxo de trabalho sob outro prisma. E ainda ressalta-se que compreender o ciclo de vida dos recursos eletrônicos de informação é fundamental para que os bibliotecários desempenhem efetivamente o seu papel no desenvolvimento científico universitário.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Manoela Hermes Rietjens, Universidade do Estado de Santa Catarina

Mestre em Gestão da Informação pela Universidade do Estado de Santa Catarina (PPGInfo - UDESC)

Márcia Silveira Kroeff, Universidade do Estado de Santa Catarina

Professora do Departamento de Biblioteconomia da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), vinculada ao Programa de Pós Graduação em Gestão da Informação (PPGInfo)

Liliane Vieira Pinheiro, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Downloads

Publicado

2019-10-16

Como Citar

Rietjens, M. H., Kroeff, M. S., & Pinheiro, L. V. (2019). CICLO DE VIDA DE RECURSOS ELETRÔNICOS: Enfoque na gestão de coleções em bibliotecas universitárias. PontodeAcesso, 13(1), 3–29. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/28348

Edição

Seção

Artigos Nacionais