A MUSEOLOGIA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Autores

  • Luciana Ferreira da Costa Universidade Federal da Paraíba

Palavras-chave:

Museologia. Ensino. Pesquisa. Extensão. Universidade Federal da Paraíba.

Resumo

Este ensaio tem o propósito de descortinar a área da Museologia da Universidade Federal da Paraíba. Desde o ano de 1987, quando foi fundada a Pinacoteca da Universidade Federal da Paraíba, a universidade vem evoluindo historicamente sua tradição nos campos dos estudos, pesquisa, extensão e promoção de atividades artístico-culturais relacionados à área da Museologia, contando ainda com a criação e manutenção de diversos outros espaços museológicos. Apesar de não possuir um curso de graduação em Museologia, fica claro que a área da Museologia tem tradição diante das diversas atividades desenvolvidas na Universidade Federal da Paraíba, principalmente a partir da Ciência da Informação, através dos Cursos de Graduação em Biblioteconomia e em Arquivologia e do seu Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, referente às relações pragmático-epistemológicas destas áreas. Destacam-se a presença atuante dos três grupos de pesquisa em Museologia da Universidade Federal da Paraíba com a promoção de ações de caráter internacional, articulando a universidade à sociedade para além do Estado da Paraíba e do Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana Ferreira da Costa, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em História e Filosofia da Ciência pela Universidade de Évora, Portugal. Professora da Universidade Federal da Paraíba, Brasil.

Downloads

Publicado

2019-07-11

Como Citar

Costa, L. F. da. (2019). A MUSEOLOGIA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA. PontodeAcesso, 12(3), 174–186. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/27050

Edição

Seção

Ensaio