RUMO À REVISÃO DA POLÍTICA EDITORIAL DO BOLETIM DO MUSEU PARAENSE EMÍLIO GOELDI. CIÊNCIAS HUMANAS

Autores

  • Jimena Felipe Beltrão Museu Paraense Emílio Goeldi
  • Taíse Cruz Silva Museu Paraense Emílio Goeldi

DOI:

https://doi.org/10.9771/rpa.v12i3.26920

Palavras-chave:

Periódico científico, Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas, Política editorial.

Resumo

Dada a sua importância e necessidade de sua atualização para demandas correntes a periódicos científicos, o artigo sugere revisão da política editorial do BMPEG. Ciências Humanas. Um estudo da norma a revista utilizou a abordagem quali-quantitativa, além de pesquisa documental, bibliográfica e entrevista. No total foram analisados 12 documentos indicativos de condutas editoriais relativos ao período 1985 a 2003, e que estão sob a guarda do Arquivo Guilherme de La Penha, do Museu Paraense Emílio Goeldi. O foco e o escopo das políticas editoriais (1988 e 1997) estão entre os itens de maior relevância e, juntamente com o sistema de avaliação por pares, permaneceram inalterados. A principal diferença entre as duas políticas é de que a política de 1988 descreve critérios editoriais apenas para o periódico, enquanto que a de 1997 é abrangente e alcança todas as publicações editadas pelo MPEG. Observou-se ainda na trajetória do periódico, alterações ao seu título e à atribuição de ISSN distintos. Apesar da política editorial estar consolidada, a adoção de uma norma de caráter internacional e a exemplificação de submissões interdisciplinares, bem como da política anti-plágio são elementos fundamentais para o aperfeiçoamento da revista e para o aumento de sua visibilidade no cenário científico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jimena Felipe Beltrão, Museu Paraense Emílio Goeldi

Ph.D em Ciências Sociais pela University of Leicester, Inglaterra; Mestre em Jornalismo pela University of Missouri - Columbia, EUA; e Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Atualmente é Analista em Ciência e Tecnologia do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), onde atua como Editora Científica do Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas.

Taíse Cruz Silva, Museu Paraense Emílio Goeldi

Graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Pará. Participação como bolsista de iniciação científica PIBIC no Museu Paraense Emílio Goeldi no período de setembro de 2015 a julho de 2016. Atualmente sou bolsista do Programa de Capacitação Institucional do MCTI - PCI do Museu Paraense Emílio Goeldi.

Downloads

Publicado

2019-07-11

Como Citar

Beltrão, J. F. ., & Silva, T. C. (2019). RUMO À REVISÃO DA POLÍTICA EDITORIAL DO BOLETIM DO MUSEU PARAENSE EMÍLIO GOELDI. CIÊNCIAS HUMANAS. PontodeAcesso, 12(3), 28–50. https://doi.org/10.9771/rpa.v12i3.26920

Edição

Seção

Artigos