AS POLÍTICAS DE INFORMAÇÃO DIGITAL ADOTADAS NAS ESCOLAS PÚBLICAS NO NORDESTE

Autores

  • Eunice de Jesus Santos Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação-PPGCI/Universidade Federação da Bahia-UFBA

Palavras-chave:

Tecnologia da Informação. Dispositivo móvel. Política de Informação digital. Uso do celular, tablet e notebook. Educação no Nordeste brasileiro.

Resumo

São vastas as experiências na educação com a tecnologia digital em sala de aula em diferentes regiões brasileiras. A pesquisa objetiva analisar as políticas de informação digital adotadas nas escolas públicas de ensino médio das capitais, localizadas na região Nordeste, no tocante a adoção dos dispositivos móveis para acesso a informação.Com objetivos específicos, foram mapeadas as escolas para fazer parte da amostra pesquisada. Em seguida a identificação dos dispositivos móveis utilizados nas escolas estudadas e a investigação das consequências da utilização dos dispositivos móveis para acesso à informação e por fim entender as razões da adoção ou não dos dispositivos móveis pelas escolas para fazer parte da investigação.Trata-se de uma pesquisa descritiva, com uma abordagem que se caracteriza enquanto qualitativa e quantitativa. Os procedimentos adotados se referem ao estudo de casos múltiplos e as técnicas basearam-se em questionários com professores das nove unidades federativas da região Nordeste. Para a execução da pesquisa, os professores do nível médio de nove unidades de ensino do Nordeste, sendo uma escola em cada capital, foram consultados por meio de questionários enviados por correio eletrônico. Nos questionários procurou-se investigar o conceito que o professor tem sobre o uso das tecnologias digitais móveis em sala de aula, quais dispositivos são adotados, se existe dificuldade no uso dessas tecnologias em sala, qual a frequência do uso nas aulas, qual a tecnologia digital mais adotada entre o celular, tablet e notebook e como é a experiência com o uso da tecnologia digital em sala de aula. Os resultados obtidos demonstram que o tablet um dispositivo móvel oferecido pelo Ministério da Educação a muitas escolas públicas da região Nordeste, principalmente para uso dos docentes, é uma das tecnologias móveis menos utilizada pelos professores. O celular e o notebook são ferramentas de trabalho mais utilizadas pelos professores nas aulas, não encontrando nenhuma dificuldade no uso e os resultados obtidos com essas tecnologias móveis em sala de aula, agregam valor na aquisição do conhecimento com relação as aulas sem o auxílio dessas tecnologias. Identificou-se exemplos de políticas de informação digital dentro das escolas em Fortaleza (CE) e em João Pessoa (PB) que podem servir como base na criação de uma política de informação digital em outros estados. Entre novembro de 2016 a abril de 2017 atenderam a pesquisa 08 (Oito) escolas das 09 (Nove) pesquisadas.

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Biografia do Autor

Eunice de Jesus Santos, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação-PPGCI/Universidade Federação da Bahia-UFBA

Mestre em Ciência da Informação) – Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação-PPGCI/Universidade Federação da Bahia-UFBA

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Publicado

2018-06-13

Como Citar

Santos, E. de J. (2018). AS POLÍTICAS DE INFORMAÇÃO DIGITAL ADOTADAS NAS ESCOLAS PÚBLICAS NO NORDESTE. PontodeAcesso, 12(1), 119–120. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/26850

Edição

Seção

Resumos de Dissertações e Teses