O ESTUDO DA MEMÓRIA SOCIAL NA GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO: Um relato de experiência
Palavras-chave:
Memória Social, Ciência da Informação, Experiência Didática, Educação, Era Digital,Resumo
O presente trabalho apresenta um relato de experiência docente junto à disciplina Informação e Memória Social, do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A disciplina é ofertada como matéria obrigatória no currículo do curso de graduação em Museologia e como eletiva nos currículos dos cursos de Arquivologia, Biblioteconomia, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas e História da Arte. Com base nessa experiência didática no decorrer do semestre 2017/2, descrevem-se os principais autores e conceitos estudados, a sistemática das aulas e a metodologia de avaliação aplicada aos discentes. O conteúdo programático inclui referências sobre memória, esquecimento, memória neurofisiológica, falsas memórias, memória coletiva, memória social, memória e história, direito à memória, memória institucional, memória virtual, nostalgia e noções sobre a dimensão política da memória e o patrimônio, sempre tendo em vista o papel das práticas informacionais nos processos mnemônicos. A partir dessa experiência, são apresentadas formas de se trabalhar os autores e as teorias do campo de estudo em Memória Social na área da Ciência da Informação, de modo a evidenciar as suas principais contribuições para a área, sempre buscando uma abordagem pedagógica atualizada aos nativos da era digital.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2019-10-16
Como Citar
Massoni, L. F. H., Oliveira, P. C., Silveira, A. R. da, & Lima, M. H. T. de F. (2019). O ESTUDO DA MEMÓRIA SOCIAL NA GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO: Um relato de experiência. PontodeAcesso, 13(1), 193–209. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/26107
Edição
Seção
Relato de Experiência