ANÁLISE DO IMPACTO DA PRODUÇÃO TÉCNICO-CIENTÍFICA DE UMA UNIDADE DA EMBRAPA ESPECIALIZADA EM GEOINFORMAÇÃO

Autores

Palavras-chave:

Produção técnico-científica, Análise métrica, Transferência de tecnologias, Embrapa Territorial

Resumo

O grande desafio imposto às organizações é o de saber transformar, compreender, interpretar e utilizar a enorme massa documental e informacional disponível. No contexto da Embrapa Territorial, as técnicas oriundas da Bibliometria e Cientometria vem sendo empregadas pela área de Transferência de tecnologias (TT) auxiliando no processo de gestão da informação, com vistas a apoiar a identificação de oportunidades a partir do acompanhamento do impacto dos trabalhos produzidos por este centro. Este trabalho tem o objetivo de obter inferências sobre o direcionamento da produção científica da Embrapa Monitoramento por Satélite a partir da análise do comportamento dos artigos de periódicos publicados pela instituição, no período de 2010 a 2015. As questões a serem respondidas para o alcance desse objetivo são: 1 - Qual o quantitativo informacional produzido pela Embrapa Territorial? 1.1. Qual a qualificação dos periódicos em que foram registrados os trabalhos no formato de artigos em periódicos; 2 - Qual o impacto dos trabalhos produzidos pela Unidade, nas bases de dados Web of Science e Google Scholar. 3. Qual a relação do impacto dos trabalhos com a rede de parcerias da Unidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniela Maciel Pinto, Embrapa Territorial

Graduada em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade de São Paulo (2005), com especialização em Banco de Dados pela ULBRA (2008). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação da Escola de Comunicações e Artes, da Universidade de São Paulo. Analista da Embrapa desde 2007, tem experiência na área de Ciência da Informação e Biblioteconomia, com ênfase em Organização e Gestão do Conhecimento. Atualmente é supervisora da área de Transferência de Tecnologias.

Viviane de Oliveira Solano, Embrapa Pantanal

Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005). Especialização em Administração de Sistemas de Informação pela Universidade Federal de Lavras (2010). Pós- graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais - Mestrado (2014). Atualmente é bibliotecária da Embrapa Pantanal.Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Biblioteconomia.

Celina Maki Takemura, Pesquisadora, Embrapa Territorial

Possui graduação em Bacharelado em Ciência da Computação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2000), mestrado em Ciências da Computação pela Universidade de São Paulo (2003) e doutorado em Ciências da Computação pela Universidade de São Paulo (2008). Atualmente é Pesquisadora na Embrapa Monitoramento por Satélite na área de Gestão da Inovação/Gestão do Conhecimento. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Reconhecimento Estatístico de Padrões.

Vera Viana dos Santos Brandão, Embrapa Territorial

Pós-graduada em Gestão de Unidades de Informação pela Unicep (2009) e graduada em Biblioteconomia e Ciência da Informação pela Universidade Federal de São Carlos (2004). Tem experiência em normalização de publicações técnico-científicas, catalogação de informação geoespacial, busca, prospecção e monitoramento de informação através de documentos de patentes. Atualmente é Bibliotecária da Embrapa Territorial atuando também no Comitê Local de Publicações e no Comitê Local de Propriedade Intelectual.

Downloads

Publicado

2019-11-29

Como Citar

Pinto, D. M., Solano, V. de O., Takemura, C. M., & dos Santos Brandão, V. V. (2019). ANÁLISE DO IMPACTO DA PRODUÇÃO TÉCNICO-CIENTÍFICA DE UMA UNIDADE DA EMBRAPA ESPECIALIZADA EM GEOINFORMAÇÃO. PontodeAcesso, 13(2), 144–173. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/25882

Edição

Seção

Artigos Nacionais