INCLUSÃO DIGITAL DOS AGENTES TERCEIRIZADOS DO CAMPUS IV DA UFPB: um estudo de caso

Autores

  • Márcia Maria de Medeiros Travassos Saeger Universidade Federal da Paraíba
  • Júlio Afonso Sá de Pinho Neto Universidade Federal da Paraíba
  • Tabira de Souza Andrade Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.9771/rpa.v12i2.25127

Palavras-chave:

Inclusão digital. Inclusão social. Informação. Desenvolvimento. Agentes terceirizados.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo apresentar o resultado das ações desenvolvidas no projeto de extensão intitulado Inclusão digital de agentes terceirizados do Campus IV da UFPB, executado durante o ano de 2015. O estudo fundamenta-se na concepção de que uma verdadeira política de inclusão digital deverá se basear na capacitação para o acesso à informação, sendo classificado como descritivo, exploratório e de natureza quantiqualitativa. As ações do projeto foram elaboradas e executadas com vistas a contribuir para o desenvolvimento social e profissional do público-alvo. As melhorias identificadas quanto ao seu desempenho sinalizam que tais ações configuram o primeiro passo para a inclusão digital e social dos participantes do projeto. Sugere-se, por fim, que o projeto tenha continuidade junto a este público, bem como que possa se estender aos seus familiares, conforme sugerido pelos próprios participantes, na avaliação final desta ação extensionista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcia Maria de Medeiros Travassos Saeger, Universidade Federal da Paraíba

Doutoranda em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (PPGCI/UFPB). Professora Adjunta do Departamento de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal da Paraíba (DCSA/CCAE/UFPB).

Júlio Afonso Sá de Pinho Neto, Universidade Federal da Paraíba

Doutor em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professor Associado do Departamento de Comunicação da Universidade Federal da Paraíba (DECOM/CCTA/UFPB).

Tabira de Souza Andrade, Universidade Federal da Paraíba

Professora Adjunta do Departamento de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal da Paraíba (DCSA/CCAE/UFPB).

Downloads

Publicado

2018-10-22

Como Citar

Saeger, M. M. de M. T., Pinho Neto, J. A. S. de, & Andrade, T. de S. (2018). INCLUSÃO DIGITAL DOS AGENTES TERCEIRIZADOS DO CAMPUS IV DA UFPB: um estudo de caso. PontodeAcesso, 12(2), 28–39. https://doi.org/10.9771/rpa.v12i2.25127

Edição

Seção

Artigos