TRAJETÓRIA EDITORIAL DA DATAGRAMAZERO

Autores

  • Alexandre Oliveira de Meira Gusmão Docente do Departamento de Biblioteconomia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) – Campus de Rondonópolis, Mato Grosso, Brasil.
  • Guilherme Henrique Machado Chaves Prefeitura Municipal de Rondonópolis

Palavras-chave:

Comportamento editorial, Produção científica. Análise bibliométrica. DataGramaZero

Resumo

Pesquisa descritiva que apresenta a avaliação do comportamento editorial da Revista DataGramaZero entre 1999 e 2013, utilizando o método bibliométrico e desenvolvida a partir de pesquisa bibliográfica da qual identificou e cadastrou 440 artigos, publicados do volumes 1 ao 15. Os Resultados registram que a revista DataGramaZero publicou em média 27 artigos por volume. A maioria (55,02%) dos autores eram Doutores, 51,7% dos artigos foram escritos em colaboração e a coautoria mais frequente envolveu dois autores e correspondeu a 33,94% dos artigos, 92,7% das colaborações eram nacionais. Dentre as dez instituições mais frequentes de afiliação dos autores detectou-se que nove delas possuíam programa de pós-graduação em Ciência da Informação, fator que pode ter influenciado a decisão dos autores de enviar artigos para a DataGramaZero, considerando sua avaliação Qualis B1. As principais frentes de pesquisa identificadas foram: Ciência da Informação, Gestão do conhecimento, Comunicação científica, Ontologias, Gestão da informação, Sociedade da informação, Internet, Terminologia, Organização da informação, Organização do conhecimento. Finaliza indicando a necessidade de desenvolver e sistematizar oportunamente os elementos que ajudem a monitorar a evolução epistemológica da área.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandre Oliveira de Meira Gusmão, Docente do Departamento de Biblioteconomia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) – Campus de Rondonópolis, Mato Grosso, Brasil.

Doutor em Documentación pela Universidad Carlos III de Madrid (2012).

Guilherme Henrique Machado Chaves, Prefeitura Municipal de Rondonópolis

Graduado em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Mato Grosso.

Downloads

Publicado

2018-01-09

Como Citar

Gusmão, A. O. de M., & Chaves, G. H. M. (2018). TRAJETÓRIA EDITORIAL DA DATAGRAMAZERO. PontodeAcesso, 11(3), 170–185. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/23637

Edição

Seção

Relatórios de Pesquisa