MÍDIAS SOCIAIS NAS BIBLIOTECAS DA UFRJ: ADOÇÃO E MONITORAMENTO.
Palavras-chave:
Mídias sociais, Bibliotecas Universitárias, Métricas e monitoramento de mídias sociais.Resumo
O estudo investigou o uso das mídias sociais em trinta e uma bibliotecas da Universidade Federal do Rio de Janeiro para compreender como utilizam estas ferramentas e tecer orientações para o bom uso das ferramentas de monitoramento no cenário biblioteconômico. Baseou-se em técnicas de observação e de entrevistas para averiguar a percepção de bibliotecários e usuários na utilização das mídias no contexto das bibliotecas acadêmicas. Embora a importância da comunicação nesse canal seja reconhecida por ambos entrevistados, como meio de promover serviços e produtos, os resultados indicaram que essas mídias não são elementos dominantes do universo das bibliotecas acadêmicas. Por fim, objetivando atender a demanda dos profissionais respondentes que declaram não estar habilitados para avaliar a presença de suas bibliotecas nas mídias sociais elaborou-se um material adicional, um produto desta pesquisa chamado: “Manual básico de uso de mídias sociais”, direcionado aos profissionais da informação, onde são apresentadas sugestões para uso, monitoramento e medição do desempenho organizacional na comunicação em mídias sociais, propõe-se que, esse Manual, funcione como um ponto de partida para explorações no universo destas mídias para fins de trabalho, seja no desenvolvimento de um plano de ação para as páginas sociais ou para melhor entendimento do universo virtual.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2018-01-09
Como Citar
dos Anjos, C. R. (2018). MÍDIAS SOCIAIS NAS BIBLIOTECAS DA UFRJ: ADOÇÃO E MONITORAMENTO. PontodeAcesso, 11(3), 189–190. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/20585
Edição
Seção
Resumos de Dissertações e Teses