AS BIBLIOTECAS NOS PÓLOS DE APOIO PRESENCIAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO ESTADO DA BAHIA

Autores

  • Agnaldo Oliveira de Jesus

Palavras-chave:

Bibliotecas de apoio presencial. Bibliotecários. Biblioteca híbrida. Biblioteca digital. Educação a distância. Universidade Aberta do Brasil (UAB).

Resumo

O desenvolvimento de novas práticas de produção e de serviços baseados no uso da informação e do conhecimento caracteriza a sociedade contemporânea. Neste contexto, a Educação a Distância (EaD) surge como meio adequado para propiciar nova forma de ensino e aprendizagem, na qual os agentes envolvidos no processo podem estar separados no tempo e no espaço. Esta modalidade de educação carece de uma biblioteca híbrida, na qual os agentes envolvidos no processo de ensino-aprendizagem tenham acesso à informação para subsidiar o desenvolvimento das atividades acadêmicas. A pesquisa tem como objetivo geral analisar de que forma as bibliotecas dos polos de apoio presencial de EaD da Universidade Aberta do Brasil (UAB), na Bahia, atendem os discentes e disponibilizam materiais informacionais para os cursos na modalidade EaD. O percurso metodológico resultou em uma pesquisa do tipo exploratória e descritiva; a abordagem adotada teve por base a teoria da complexidade, a partir das ideias do filósofo Edgar Morin, que serviu de lastro para o entendimento dos fenômenos relacionados à modalidade de EaD. O procedimento adotado foi o de estudos de casos múltiplos. As técnicas adotadas foram a observação direta extensiva e questionário eletrônico. A análise dos dados advém dos questionários respondidos pelos coordenadores do polo de apoio presencial. Entre os aspectos problemáticos observados estão a falta de bibliotecário no quadro profissional dos polos, as bibliografias básica e complementar em sua maioria no formato impresso, não inclusão de recursos tecnológicos de redes sociais no ambiente da biblioteca, falta de cooperação das bibliotecas das universidades mantenedoras dos cursos no polo. Entre os aspectos positivos, destacamos a presença de todas as instituições públicas de ensino superior de origem baiana oferecendo cursos na modalidade EaD, além das instituições de ensino superior oriundas de outros estados e Distrito Federal: todos os polos demonstraram que possuem biblioteca na infraestrutura. Diante das evidencias apontadas no resultado da pesquisa, tornou-se possível concluir que a biblioteca de apoio presencial da EaD disponibiliza produtos e serviços focados nas necessidades dos discentes presenciais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-01-01

Como Citar

Jesus, A. O. de. (2016). AS BIBLIOTECAS NOS PÓLOS DE APOIO PRESENCIAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO ESTADO DA BAHIA. PontodeAcesso, 10(2), 85–86. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/18011

Edição

Seção

Resumos de Dissertações e Teses