A METAMORFOSE DA MEMÓRIA INDÍGENA NO ÂMBITO DOS PROJETOS DE DOCUMENTAÇÃO DA UNESCO

Autores

  • Rodrigo Piquet Saboia de Mello Museu do Índio/Fundação Nacional do Índio
  • Ione Helena Pereira Couto Museu do Índio/Fundação Nacional do Índio

Palavras-chave:

Programa de Documentação de Línguas e Culturas, Indígenas – PROGDOC, Indigenismo, Documentação, Memória, Fundação Nacional do Índio - FUNAI

Resumo

O artigo estabelece uma discussão dos estoques informacionais produzidos em meio digital pelo Programa de Documentação de Línguas e Culturas Indígenas - PROGDOC, organizados e difundidos pelo Museu do Índio/Fundação Nacional do Índio em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura - UNESCO e pelos centros de documentação em áreas indígenas, tendo como objetivo principal trilhar os diferentes suportes da memória indígena: da memória oral, passando pela memória documental fomentada pelo Estado e a memória auto-referente, na qual os retratados são os mesmos que realizam o registro documentário, ou seja, os próprios povos indígenas e o contexto político-institucional que possibilitou o Programa.

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Biografia do Autor

Rodrigo Piquet Saboia de Mello, Museu do Índio/Fundação Nacional do Índio

Doutorando e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - PPGCI - do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT/Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Especialista pela Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ - no Curso de Especialização Saberes e Práticas na Educação Básica com Ênfase em Ensino de Sociologia. Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense - UFF - com os títulos de licenciatura e bacharelado. Também possuo o bacharelado em Biblioteconomia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO. Atualmente, servidor público estatutário da Fundação Nacional do Índio - FUNAI - no cargo de Indigenista Especializado lotado no Museu do Índio na chefia do Núcleo de Biblioteca e Arquivo - NUBARQ. Professor Docente I - 16 horas da disciplina de Sociologia em regime estatutário da Secretaria de Estado de Educação - SEEDUC - do Estado do Rio de Janeiro.

Ione Helena Pereira Couto, Museu do Índio/Fundação Nacional do Índio

Graduada em Museologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1987) e doutoura em Memória Social (2009), pela mesma Instituição. É Coordenadora de Patrimonio Cultural no Museu do Índio , com experiência na área de conservação preventiva, coleções etnográficas, etnologia indígena e patrimônio cultural.

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Publicado

2017-08-29

Como Citar

Piquet Saboia de Mello, R., & Helena Pereira Couto, I. (2017). A METAMORFOSE DA MEMÓRIA INDÍGENA NO ÂMBITO DOS PROJETOS DE DOCUMENTAÇÃO DA UNESCO. PontodeAcesso, 11(2), 90–104. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/17071

Edição

Seção

Artigos