COLETA DE DADOS A PARTIR DOS CURRÍCULOS DA PLATAFORMA LATTES: PROCEDIMENTOS UTILIZADOS NO REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UNESP

Autores

  • Silvana Aparecida Borsetti Gregorio Vidotti Universidade Estadual Paulista (UNESP),

Palavras-chave:

Coleta de dados. Currículos da Plataforma Lattes. Repositório institucional.

Resumo

O Repositório Institucional UNESP foi povoado principalmente a partir de dados coletados da Web of Science, da Scopus e da SciELO. No entanto, com essa forma de povoamento, o Repositório não contemplava a produção da Universidade de forma fidedigna, uma vez que essas bases de dados cobrem principalmente as publicações internacionais nas áreas de ciências biológicas e exatas. Partindo da necessidade de contemplar também as publicações não indexadas nessas bases de dados, foram desenvolvidos procedimentos para a utilização dos dados da Plataforma Lattes na criação de registros para inclusão no Repositório. A partir da experiência da UNESP, este trabalho tem por objetivo apresentar os procedimentos desenvolvidos, que estão agrupados em seis etapas: coleta dos currículos, conversão para um formato de importação aceito pelo DSpace, remoção dos registros duplicados, verificação dos dados e das licenças, organização dos registros nas coleções e importação no Repositório. Como considerações finais, destaca-se que os procedimentos utilizados, ainda que tenham suas limitações, permitem ao Repositório contemplar a produção da Universidade de maneira mais fidedigna.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvana Aparecida Borsetti Gregorio Vidotti, Universidade Estadual Paulista (UNESP),

Docente do Departamento de Ciência da Informação e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus de Marília,. Membro do Grupo Gestor da Política do Repositório Institucional UNESP

Downloads

Publicado

2015-12-31

Como Citar

Vidotti, S. A. B. G. (2015). COLETA DE DADOS A PARTIR DOS CURRÍCULOS DA PLATAFORMA LATTES: PROCEDIMENTOS UTILIZADOS NO REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UNESP. PontodeAcesso, 9(3), 117–132. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/15164