O AUTOARQUIVAMENTO NOS REPOSITÓRIOS INSTITUCIONAIS BRASILEIROS: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO

Autores

  • Viviane Veiga Fundação Osvaldo Cruz
  • Luis Guilherme Macena Fundação Osvaldo Cruz

Palavras-chave:

Acesso Aberto ao Conhecimento, Autoarquivamento, Repositório Institucional, Compartilhamento de Informação em Acesso Aberto.

Resumo

Este trabalho objetiva ter um panorama do autoarquivamento no Brasil e a visão dos gestores dos repositórios institucionais brasileiros quanto esta forma de compartilhamento de informação. A pesquisa de caráter exploratória utilizou levantamento bibliográfico e coleta de dados para atingir seus objetivos. Os repositórios integrantes da pesquisa foram selecionados a partir do registro no diretório OpenDoar. Foram identificados 43 repositórios com coleção de artigos. A coleta de dados foi realizada com o envio de questionários eletrônicos semiestruturados aos gestores dos repositórios. Foram retornados 25 questionários com respostas válidas. Constatou-se que 36% dos repositórios institucionais brasileiros não possuem o autoarquivamento habilitado no sistema. Dos RIs com autoarquivamento habilitado a maioria declara que menos de 5% do material no repositório foi autoarquivado. Entre os gestores de RIs que não possuem o autoarquivamento habilitado, 86% acreditam que a minoria dos seus pesquisadores autoarquivariam caso houvesse esta possibilidade. Concluiu-se que existe uma baixa adesão ao autoaquivamento no Brasil. Os dirigentes das instituições e os gestores de repositório precisam ser capacitados quanto aos objetivos do AA e da via verde. Os fatores que afastam e estimulam os pesquisadores na adesão ao acesso aberto devem ser estudados no âmbito de cada instituição e/ou área do conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Viviane Veiga, Fundação Osvaldo Cruz

Atua na coordenação do Repositório Institucional da Fiocruz e é gestora da Comunidade do Instituto Fernandes Figueira (IFF) no Repositório. Atua na Biblioteca da Saúde da Mulher e da Criança. Professora em disciplinas de especialização, mestrado e doutorado da Fundação Osvaldo Cruz.

Luis Guilherme Macena, Fundação Osvaldo Cruz

Atuou como Gestor de Comunidades e Coleções no Repositório Institucional da Fiocruz, Brasil.

Downloads

Publicado

2015-12-31

Como Citar

Veiga, V., & Macena, L. G. (2015). O AUTOARQUIVAMENTO NOS REPOSITÓRIOS INSTITUCIONAIS BRASILEIROS: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO. PontodeAcesso, 9(3), 35–47. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/15107