SERÃO AS POLÍTICAS INSTITUCIONAIS MANDATÓRIAS, ASSIM TÃO MANDATÓRIAS? QUAL O GRAU DE CUMPRIMENTO? O CASO DA BIBLIOTECA DIGITAL DO IPB

Autores

  • Clarisse do Ceu Pais Instituto Politécnico de Bragança
  • Paula Odete Fernandes Instituto Politécnico de Bragança
  • Jose António Sequeira Capela France Instituto Politécnico de Bragança
  • Sérgio Alexandre Carvalho da Costa ESTiG

Palavras-chave:

Biblioteca Digital do IPB, Repositório institucional, Monitorização, Política mandatória.

Resumo

O objetivo deste estudo assentou em fazer uma análise comparativa, para o período compreendido entre 2004 e 2013 tendo por base as publicações científicas dos docentes do Instituto Politécnico de Bragança (IPB), depositadas na Biblioteca Digital (repositório). Pretendia-se constatar se as publicações científicas existentes nas bases de dados WOS e Scopus estavam depositadas no repositório. Para isso criou-se um instrumento que permitiu a normalização da tipologia documental.A metodologia utilizada consistiu em retirar os dados existentes no repositório, na WOS e Scopus. Todos esses dados foram utilizados para criar tabelas dinâmicas (Excel). Foram ainda utilizadas as análises descritiva exploratória e inferencial para decidir sobre os resultados. Para o período em análise verificou-se um acréscimo de depósitos no repositório superior a 93%. Na análise temporal, referente aos três ciclos de avaliação (2004-2007, 2008-2010 e 2011-2013) verificou-se que a percentagem da taxa de depósitos ultrapassa os 86% de documentos referenciados na WOS e na Scopus. Contudo, 79% dos documentos ficaram em acesso aberto e 21% em acesso restrito. Os documentos não depositados referenciados na WOS e na Scopus, alcançaram os 14%. Constataram-se evidências estatísticas suficientes para afirmar que existiam incoerências na tipologia documental (dc:type) no repositório.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Clarisse do Ceu Pais, Instituto Politécnico de Bragança

Coordenadora dos Serviços de Documentação e Bibliotecas do Instituto Politécnico de Bragança Administradora da Biblioteca Digital do IPB – repositório. Professora especialmente contratada na Escola Superior de Comunicação, Administração eTurismo do IPB, Portugal.

Paula Odete Fernandes, Instituto Politécnico de Bragança

Professora Coordenadora do Instituto Politécnico de Bragança. Diretora do Mestrado em Gestão das Organizações, lecionado no âmbito da Associação dos Institutos Superiores Politécnicos da Região Norte (APNOR), Portugal.

Jose António Sequeira Capela France, Instituto Politécnico de Bragança

Responsável pelos Serviços de Contabilidade do Instituto Politécnico de Bragança, Portugal. Técnico Oficial de Contas e tem larga experiência em análise de base de dados.

Downloads

Publicado

2015-12-31

Como Citar

Pais, C. do C., Fernandes, P. O., France, J. A. S. C., & Costa, S. A. C. da. (2015). SERÃO AS POLÍTICAS INSTITUCIONAIS MANDATÓRIAS, ASSIM TÃO MANDATÓRIAS? QUAL O GRAU DE CUMPRIMENTO? O CASO DA BIBLIOTECA DIGITAL DO IPB. PontodeAcesso, 9(3), 3–17. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/15076