A WEB 2.0 NA INFORMATIZAÇÃO DE BIBLIOTECAS: um estudo propositivo

Autores

  • Fernanda Maciel Rufino Faculdade de Ciência da Informação/Universidade de Brasília
  • Márcio Bezerra Da Silva Faculdade de Ciência da Informação/Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Tecnologia da Informação. Informatização de Biblioteca. Sistema de Automação de Biblioteca. Web 2.0. Rede Pergamum.

Resumo

Investigação que estuda a aplicação de recursos da Web 2.0 na informatização de bibliotecas, com enfoque nos sistemas de automação de biblioteca (SAB). Apresenta um referencial teórico formalizado por dois objetos de investigação da tecnologia da informação (TI): Web 2.0 e exemplos de recursos, e SAB e seus paradigmas (livre e proprietário). Objetiva-se, de forma geral, analisar o uso de recursos da Web 2.0 nos SAB. Adota como percurso metodológico as técnicas de pesquisa exploratória e bibliográfica, e como campo de estudo o SAB proprietário Pergamum, utilizado na Biblioteca Central da Universidade de Brasília (BCE/UnB). Apresenta como resultados da pesquisa a flexibilidade e a colaboração social como as caraterísticas da Web 2.0 que mais se deflagraram nas proposições de ferramentas a serem implementadas, sendo estas a nuvem de tags, Youtube, Facebook, Twitter, Skoob, Really Simple Syndication (RSS), além de um espaço específico para avaliação, compartilhamento e recomendação de materiais. Conclui-se que o bibliotecário precisa estar atento ao uso de inovações das TI nos produtos e serviços oferecidos em suas bibliotecas, especialmente no ambiente digital como os e-commerces e na iniciativa da Biblioteca da Universidade de Caxias do Sul (UCS) em disponibilizar o seu catálogo, também da rede Pergamum, no Facebook.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Maciel Rufino, Faculdade de Ciência da Informação/Universidade de Brasília

Graduada em Biblioteconomia pela Universidade de Brasília.

Márcio Bezerra Da Silva, Faculdade de Ciência da Informação/Universidade de Brasília

Doutorando em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Bahia (início 2012). Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (2011). Graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal da Paraíba (2006). Tecnólogo em Processamento de Dados pela Escola Técnica Virgínia Patrick-RJ (1996). Professor da Faculdade de Ciência da Informação (FCI) da Universidade de Brasília (UnB). Experiência e formação na área de Processamento de Dados (Computação). Atualmente se dedicando a direcionar e utilizar tal experiência na Educação (ensino), Ciência da Informação e áreas afins. Interesse por Tecnologias; Banco de Dados; Arquitetura da Informação, Acessibilidade, Usabilidade e Web; Representação, Organização e Recuperação da Informação. Membro dos grupos de estudos Leitura, Organização, Representação, Produção e Uso da Informação (LORPUI) - UFPB; G-Acervos manuscriptológicos, bibliográficos, iconográficos, etnográficos: organização, preservação e interfaces das tecnologias da informação e comunicação - UFBA; e Publicações Eletrônicas - UNB.

Downloads

Publicado

2016-09-05

Como Citar

Rufino, F. M., & Da Silva, M. B. (2016). A WEB 2.0 NA INFORMATIZAÇÃO DE BIBLIOTECAS: um estudo propositivo. PontodeAcesso, 10(2), 17–38. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/14447

Edição

Seção

Artigos