PATRIMÔNIO FOTOGRÁFICO E OS ESPAÇOS DE MEMÓRIA NO ESPÍRITO SANTO

Autores

  • Andre Malverdes UFES
  • Andre Porto Ancona López Unb

Palavras-chave:

Patrimônio fotográfico, Arquivo, Acervos fotográficos.

Resumo

A fotografia, como parte do patrimônio cultural brasileiro, vem sendo objeto de atenção de diferentes disciplinas, nos seus mais diversos aspectos. O objetivo deste artigo é analisar o conceito de patrimônio fotográfico e apresentar referências essenciais das instituições do Espírito Santo que custodiam importantes coleções e fundos fotográficos capixaba. Do ponto de vista dos procedimentos metodológicos utilizados, trata-se de uma pesquisa bibliográfica acompanhado de uma pesquisa de campo através da observação direta e de informações coletadas na web dentro de um universo que compreende as instituições públicas e privadas que custodiam acervos fotográfico. Ao observarmos os acervos, percebemos a duplicação de coleções e fotografias, como consequência de várias doações e não de uma política de aquisições sistemáticas e planificadas. A partir dessas reflexões e cenário das instituições que compõem o patrimônio fotográfico do Espírito Santo é possível uma reflexão sobre a aplicação das normas nesses acervos, visando à análise e estudo de alternativas possíveis nessa construção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andre Malverdes, UFES

Arquivista, Historiador e Professor do departamento de Arquivologia da Ufes

Andre Porto Ancona López, Unb

Especialista em Arquivos, bacharel, licenciado, mestre e doutor em História. Professor da Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação.

Downloads

Publicado

2016-09-12

Como Citar

Malverdes, A., & López, A. P. A. (2016). PATRIMÔNIO FOTOGRÁFICO E OS ESPAÇOS DE MEMÓRIA NO ESPÍRITO SANTO. PontodeAcesso, 10(2), 59–80. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/14004

Edição

Seção

Artigos