DEPÓSITO DE PATENTES NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL: UMA ABORDAGEM PATENTOMÉTRICA

Autores

  • Ana Maria Mielnickuz de Moura UFRGS
  • Verônica Barboza Scartassini UFRGS

Palavras-chave:

Patentometria, Cientometria, Depósito de patentes, Propriedade Industrial, Rio Grande do Sul,

Resumo

Estudo que analisa o depósito de patentes de instituições gaúchas localizadas na base de patentes do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). É um estudo de caráter exploratório quantitativo que analisa a produção de patentes, redes de colaboração entre universidades e empresas, rede de colaboração entre autores e análise de assuntos. Foram coletados 1540 registros de patentes do INPI, das empresas mais relevantes do Estado do Rio Grande do Sul, segundo as revistas Valor Econômico e Exame, assim como das instituições de ensino e pesquisa relevantes para o Estado. Para a mensuração dos dados foram utilizados os softwares BibExcel e Ucinet para a construção das redes e Excel para a construção de gráficos e tabelas. Nos resultados observou-se que as empresas são as maiores depositantes de patentes, porém as universidades são as instituições mais colaborativas, assim como os inventores das universidades. Existe uma concentração dos depósitos no Rio Grande do Sul nas regiões Metropolitana e Serra, assim como uma concentração nas regiões Sul e Sudeste com as instituições mais colaborativas. Grande parte dos depósitos atendem as seções A, B e C do Código Internacional de Patentes (CIP).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Maria Mielnickuz de Moura, UFRGS

Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (1992), Especialização em Informática na Educação pelo PGIE/UFRGS em 2001, mestrado em Comunicação e Informação pelo PPGCOM/UFRGS em 2001 e doutorado em Comunicação e Informação pelo PPGCOM/UFRGS em 2009. Atualmente é professora no Departamento de Ciências da Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e professora colaboradora no Programa de Pós Graduação em Comunicação e Informação (PPGCOM/UFRGS) e Diretora da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da UFRGS. Atua principalmente nos seguintes temas: comunicação científica, informação científica e tecnológica, bibliometria e análise de patentes.

Verônica Barboza Scartassini, UFRGS

Graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Downloads

Publicado

2017-07-20

Como Citar

Moura, A. M. M. de, & Scartassini, V. B. (2017). DEPÓSITO DE PATENTES NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL: UMA ABORDAGEM PATENTOMÉTRICA. PontodeAcesso, 11(1), 42–59. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/13617

Edição

Seção

Artigos