A PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA CADEIA PRODUTIVA DO SETOR COUREIRO-CALÇADISTA DO VALE DO SINOS (RS)

Autores

  • Claudia Schemes
  • Cristina Ennes da Silva
  • Acácia Zeneida Kuenzer

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v6i2.9982

Palavras-chave:

trabalho, educação, setor coureiro-calçadista, Vale do Sinos

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar a articulação entre os processos de precarização do trabalho e da educação na cadeia produtiva do setor coureiro-calçadista do Vale do Sinos, Rio Grande do Sul. Esta investigação se justifica pelo pequeno número de pesquisas que têm sido realizadas na área e, com o intuito de superar estes limites, buscamos integrar diferentes abordagens metodológicas através de procedimentos investigativos interdisciplinares. Para tanto, a pesquisa focalizou a história de empresas que participaram da construção histórica do cluster coureiro-calçadista, uma vez que ela permite apreender, no estudo da história local, as relações entre trabalho, identidade e subjetividade. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudia Schemes

Claudia Schemes, mestre em História Social pela Universidade de São Paulo (USP/SP) e doutora em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS).Atua nos cursos de História e Design de Moda e Tecnologia e no grupo de pesquisa Cultura e Memória da Comunidade do Centro Universitário Feevale, em Novo Hamburgo.

Downloads

Publicado

2014-12-18

Como Citar

Schemes, C., da Silva, C. E., & Kuenzer, A. Z. (2014). A PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA CADEIA PRODUTIVA DO SETOR COUREIRO-CALÇADISTA DO VALE DO SINOS (RS). Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 6(2), 142–150. https://doi.org/10.9771/gmed.v6i2.9982