O PAPEL DA ARTE E DA EDUCAÇÃO ESCOLAR NA FORMAÇÃO DE NECESSIDADES SUPERIORES À LUZ DOS PRESSUPOSTOS DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA

Autores

  • Larissa Bulhões D'Incao Universidade Estadual Paulista - UNESP
  • Mariana de Cássia Assumpção Universidade Estadual Paulista - UNESP Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  • Maria Cláudia da Silva Saccomanni

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v7i1.9683

Palavras-chave:

Marx, Tradição marxista, sociologia da educação,

Resumo

Ancorado nos pressupostos da Pedagogia Histórico-Crítica este artigo pretende refletir sobre a produção de necessidades superiores, enfatizando o papel da educação escolar nesse processo. À luz da crítica marxiana ao modo de produção capitalista, nosso objeto é, por um lado, destacar as características da esfera estética de objetivação do gênero humano, mostrando que ela resultou da crescente complexidade por que passaram as necessidades e as relações humanas. E por outro lado, afirmar que a apropriação dos conhecimentos mais elaborados na escola enriquece a subjetividade dos indivíduos, corroborando com a superação das barreiras ao pleno desenvolvimento que o capitalismo impõe.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Larissa Bulhões D'Incao, Universidade Estadual Paulista - UNESP

Possui graduação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2010) e cursa mestrado em Educação Escolar pela Faculdade de Ciências e Letras, UNESP, campus de Araraquara, sob orientação do Profº Dr. Newton Duarte. Atua na linha de pesquisa Pedagogia Histórico-Crítica e Trabalho Educativo e é integrante do grupo de pesquisa Estudos Marxistas em Educação.

Mariana de Cássia Assumpção, Universidade Estadual Paulista - UNESP Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara

Possui graduação em Pedagogia (2011), pela Faculdade de Ciências e Letras, UNESP, campus de Araraquara. Atualmente cursa Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar pela mesma Universidade, na linha de pesquisa intitulada Teorias Pedagógicas, Trabalho Educativo e Sociedade, sob orientação do Prof. Dr. Newton Duarte. É integrante do grupo de pesquisa Estudos Marxistas em Educação. Seus interesses de pesquisa concentram-se na área de fundamentos da educação com ênfase na psicologia histórico-cultural e a pedagogia histórico-crítica.

Maria Cláudia da Silva Saccomanni

É graduada em Pedagogia pela Faculdade de Ciências e Letras, UNESP, campus de Araraquara. Atualmente é mestranda em Educação Escolar pela UNESP (Araraquara) sob orientação do Prof. Dr. Newton Duarte e integrante do grupo de pesquisa Estudos Marxistas em Educação. Seus interesses de pesquisa concentram-se na área de fundamentos da educação com ênfase na psicologia histórico-cultural e na pedagogia histórico-crítica

Downloads

Publicado

2014-10-19

Como Citar

D’Incao, L. B., Assumpção, M. de C., & Saccomanni, M. C. da S. (2014). O PAPEL DA ARTE E DA EDUCAÇÃO ESCOLAR NA FORMAÇÃO DE NECESSIDADES SUPERIORES À LUZ DOS PRESSUPOSTOS DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 7(1), 178–188. https://doi.org/10.9771/gmed.v7i1.9683