O PAPEL DA ARTE E DA EDUCAÇÃO ESCOLAR NA FORMAÇÃO DE NECESSIDADES SUPERIORES À LUZ DOS PRESSUPOSTOS DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA
DOI:
https://doi.org/10.9771/gmed.v7i1.9683Palavras-chave:
Marx, Tradição marxista, sociologia da educação,Resumo
Ancorado nos pressupostos da Pedagogia Histórico-Crítica este artigo pretende refletir sobre a produção de necessidades superiores, enfatizando o papel da educação escolar nesse processo. À luz da crítica marxiana ao modo de produção capitalista, nosso objeto é, por um lado, destacar as características da esfera estética de objetivação do gênero humano, mostrando que ela resultou da crescente complexidade por que passaram as necessidades e as relações humanas. E por outro lado, afirmar que a apropriação dos conhecimentos mais elaborados na escola enriquece a subjetividade dos indivíduos, corroborando com a superação das barreiras ao pleno desenvolvimento que o capitalismo impõe.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autoras e autores que publicam na revista Germinal: marxismo e educação em debate concordam com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).