A atualidade das idéias de Nicos Poulantzas no entendimento das políticas sociais no século XXI

Autores

  • Maria Lucia Neves Fundação Osvaldo Cruz
  • Marcela Pronko Fundação Osvaldo Cruz

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v2i1.9608

Palavras-chave:

Nicos Poulantzas. Teoria do Estado. Políticas sociais.

Resumo

Este artigo tem uma dupla e concomitante finalidade: homenagear Nicos Poulantzas (1936-1979) no ano do transcurso dos trinta anos de sua morte, apresentando uma leitura das suas contribuições ao estudo do Estado e das políticas sociais no capitalismo, e ressaltar aspectos da atualidade do seu pensamento para a compreensão da formulação e do desenvolvimento das políticas sociais de nossa época, caracterizada pela vigência de um novo imperialismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Lucia Neves, Fundação Osvaldo Cruz

Pesquisadora da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz (EPSJV/Fiocruz). Coordenadora do grupo de pesquisa Coletivo de Estudos de Política Educacional. (CNPq/Fiocruz-EPSJV). Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Marcela Pronko, Fundação Osvaldo Cruz

Pesquisadora da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz (EPSJV/Fiocruz). Membro do grupo de pesquisa Coletivo de Estudos de Política Educacional. (CNPq/Fiocruz-EPSJV) Doutora em História pela Universidade Federal Fluminense.

Downloads

Publicado

2010-01-21

Como Citar

Neves, M. L., & Pronko, M. (2010). A atualidade das idéias de Nicos Poulantzas no entendimento das políticas sociais no século XXI. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 2(1), 97–111. https://doi.org/10.9771/gmed.v2i1.9608