A cisão pós-moderna de crise e revolução: algumas reflexões sobre Žižek e Negri

Autores

  • Irene Viparelli Universidade de Nápoles

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v2i1.9606

Palavras-chave:

Pós-modernidade, ontologia, dialética, subjetividade, revolução.

Resumo

O presente trabalho visa dar um contributo sobre a problemática geral da retoma actual do marxismo: a partir da análise de duas posições teóricas – a de Žižek e a de Negri – que com estratégias muito diferentes procuram pôr o problema da “revolução na pós-modernidade”, tentar-se-á esclarecer quais são as consequências que se escondem na actual separação da questão da revolução da dinâmica do desenvolvimento e das crises do modo de produção capitalista. A hipótese que se tentará desenvolver é a de que dessa cisão entre objectividade e subjectividade, partilhada por Negri e Žižek, contem o perigo do “retorno” a uma teoria da revolução ao fundo pré-marxista, ou seja a reafirmação de uma relação de imanência-transcendência que afirma uma posição “teológica” da problemática da emancipação humana. Tanto a “plenitude ontológica” da subjectividade negriana como a “falta de plenitude ontológica” da subjectividade de Žižek reafirmam a exigência heideggeriana de onticização do ontológico que parece reproduzir em forma pós-moderna a exigência idealista jovem-hegeliana da realização historico-objetiva da essência racional subjectiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Irene Viparelli, Universidade de Nápoles

Universidade de Nápoles, Nápoles – Itália. Membro do Krisis - Grupo de Investigação em Filosofia Contemporânea associado ao Departamento de Filosofia da Universidade de Évora (Portugal). Pós-Doutoranda em Filosofia na Universidade de Évora. Membro do Centro Interdisciplinar de Estudos Políticos e Sociais - NICPRI.UE. Doutora em "Ética e Filosofia Político-Jurídica" pela Universidade de Salerno (Itália) com a tese: Marx e a revolução de 1848. Licenciada em Filosofia na Universidade de Nápoles (Itália) com a tese: O jovem Marx. Do idealismo ao materialismo. 2008-2009: Bolsa de investigação no estrangeiro: École Normale Supérieure de Lettres et Sciences. Humaines – Université de Lyon.

Downloads

Publicado

2010-01-17

Como Citar

Viparelli, I. (2010). A cisão pós-moderna de crise e revolução: algumas reflexões sobre Žižek e Negri. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 2(1), 79–90. https://doi.org/10.9771/gmed.v2i1.9606