Crise capitalista: breves apontamentos

Autores

  • José Claudinei Lombardi Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v2i1.9603

Palavras-chave:

Marx, Karl, Engels, Friedrich, Teoria das Crises, Conjuntura, Revolução, Educação.

Resumo

Partindo da localização conjuntural da teoria das crises e da consequente teoria das revoluções produzida por Marx e Engels para a análise da gênese, desenvolvimento e morte do capitalismo, realiza-se um balanço dos embates históricos, a partir dos quais as relações de produção capitalistas mantêm-se hegemônicas no século XX e XXI. No mesmo cenário, faz-se uma síntese dos debates sobre a crise estrutural do capitalismo nos últimos anos, enfatizando-se sua gravidade e relevância histórica. Destaca-se que o comunismo não é uma idéia que tem que ser implantada, mas é uma realidade a ser construída por homens reais, em lutas, conquistas e derrotas. A revolução de um modo de produção não se faz por si, ou por decreto, mas é produto do trabalho de homens organizados. Anuncia-se que o amadurecimento da luta pode conduzir à formação de uma frente ampla que articule as forças anticapitalistas e revolucionárias. Destaca-se a necessidade de organização estratégica e tática em busca da superação da lógica do capital, e o papel que cabe aos trabalhadores da educação cumprir: expandir e aprofundar o debate.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Claudinei Lombardi, Universidade Estadual de Campinas

Doutor em Filosofia e História da Educação. Professor do Departamento de Filosofia e História da Educação, da Faculdade de Educação da UNICAMP. Coordenador executivo do Grupo de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil” – HISTEDBR.

Downloads

Publicado

2010-06-23

Como Citar

Lombardi, J. C. (2010). Crise capitalista: breves apontamentos. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 2(1), 27–47. https://doi.org/10.9771/gmed.v2i1.9603