As manifestações da consciência política entre professores de Educação Física

Autores

  • Guilherme Gil da Silva Pesquisador colaborador do Grupo de Estudos Qualitativos Formação de Professores e Prática Pedagógica em Educação Física e Ciências do Esporte (F3P-EFICE)

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v3i1.9492

Palavras-chave:

educação física, formação de professores, formação política, consciência política

Resumo

O presente texto objetiva abordar o fenômeno da consciência dos indivíduos, realizando um breve apanhado dos elementos centrais para compreender o processo de consciência política de professores de Educação Física. Trata-se de uma pesquisa mais ampla, que procura analisar como se dá a formação e o engajamento políticos de professores, sendo que, nos limites deste artigo, apresentamos os elementos para a compreensão das manifestações de sua consciência política. Procura-se recuperar o “movimento” da consciência, já que se entende que esta não é algo dado e inerte, que possa ser vista sem relacioná-la ao seu processo de desenvolvimento, inserida na história de sua formação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Guilherme Gil da Silva, Pesquisador colaborador do Grupo de Estudos Qualitativos Formação de Professores e Prática Pedagógica em Educação Física e Ciências do Esporte (F3P-EFICE)

Mestre em Ciências do Movimento Humano/UFRGS.

Downloads

Publicado

2011-05-30

Como Citar

da Silva, G. G. (2011). As manifestações da consciência política entre professores de Educação Física. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 3(1), 50–61. https://doi.org/10.9771/gmed.v3i1.9492