A EDUCAÇÃO EFICIENTE COMO ESTRATÉGIA PARA O ALÍVIO DA POBREZA

Autores

  • João Batista Zanardini Universidade Estadual do Oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v4i2.9389

Palavras-chave:

avaliação, educação eficiente, Banco Mundial e pobreza

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar o papel que uma determinada proposição educacional adquire, após os anos 1990, como estratégia para o alívio da pobreza. Tomamos para análise o papel preponderante que o Banco Mundial assume nesse sentido, na proposição de políticas sociais consoante a chamada reestruturação produtiva embasando sua “preocupação” com o alívio da pobreza por meio do incremento da produtividade dos pobres. Remete-se aí à importância da avaliação educacional, pois o grau de eficiência da educação “mede-se” pelos resultados nos testes avaliativos em larga escala, no sentido de incrementar a produtividade dos pobres, concretizada em sua capacidade de trabalhar.

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Biografia do Autor

João Batista Zanardini, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Professor do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Campus Cascavel, PR. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais e Sociais – GEPPES.

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Publicado

2013-07-09

Como Citar

Zanardini, J. B. (2013). A EDUCAÇÃO EFICIENTE COMO ESTRATÉGIA PARA O ALÍVIO DA POBREZA. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 4(2), 100–109. https://doi.org/10.9771/gmed.v4i2.9389