A CIÊNCIA E A EDUCAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DA CONSCIÊNCIA DE CLASSE: A GREVE DOS DOCENTES DA IFE – INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO

Autores

  • Júlio Carlos Figueiredo Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v4i2.9386

Palavras-chave:

Greve, Consciência e luta de classe, Ciência, Educação

Resumo

Este artigo desenvolve o argumento de que a greve dos docentes das IFE – Instituições Federais de Ensino indica o início de um novo período da luta de classes no país ainda que avalie que o seu desfecho inclua a possibilidade de ampliação de dificuldades caso seja aprovado o plano de carreira do governo. O período histórico apresentado pelo artigo considera a greve dos petroleiros e a reforma do Estado do governo FHC em 1995 como referência para a análise do significado do movimento atual que alcançou, no final do mês de agosto deste ano, mais de cem dias de duração. Parte da concepção de que a formação da consciência de classe, a organização e a luta dos trabalhadores estão diretamente vinculadas à viabilidade de um projeto emancipador que defina os rumos da produção científica e da educação em geral.

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Biografia do Autor

Júlio Carlos Figueiredo, Universidade Federal Fluminense

Professor do Departamento de Psicologia da UFF – Mestre em Administração e Doutorando do PPFH/UERJ.

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Publicado

2013-07-09

Como Citar

Figueiredo, J. C. (2013). A CIÊNCIA E A EDUCAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DA CONSCIÊNCIA DE CLASSE: A GREVE DOS DOCENTES DA IFE – INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 4(2), 69–80. https://doi.org/10.9771/gmed.v4i2.9386