CATEGORIAS FUNDAMENTAIS PARA A HISTORIOGRAFIA DA EDUCAÇÃO NA SEGUNDA DÉCADA DO SÉCULO XXI

Autores

  • Maria de Fátima Félix Rosar Universidade Federal do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v4i2.9383

Palavras-chave:

capitalismo, estado, burocracia, mercado, educação

Resumo

O texto apresenta breve análise da realidade produzida pelo desenvolvimento do capitalismo, na atualidade, destacando a necessidade de se recolocar no âmbito da historiografia da educação, na segunda década do século XXI, categorias fundamentais apreendidas na produção histórica do contexto nacional: Estado, Burocracia e Mercado. Evidencia estratégias do Estado capitalista no Brasil no processo de associação entre o setor público e o setor privado, para garantir a manutenção da educação sob a tutela do Estado. Faz ênfase na articulação a ser ampliada entre os educadores e pesquisadores críticos, para realizar um enfrentamento teórico-prático sistemático e intensivo, em face da investida do governo federal que tenta neutralizar a ação política das organizações sindicais dos educadores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria de Fátima Félix Rosar, Universidade Federal do Maranhão

Doutora em Filosofia e História da Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Atuou como docente na Universidade Estadual do Maranhão, Universidade Federal do Maranhão e Universidade Estadual de Campinas. Atualmente realiza pesquisas e coordena no Maranhão o Grupo de Pesquisa História, Sociedade e Educação no Brasil (HISTEDBR) cuja coordenação geral encontra-se no Departamento de Filosofia e História da Educação da Universidade Estadual de Campinas.

Downloads

Publicado

2013-07-08

Como Citar

Rosar, M. de F. F. (2013). CATEGORIAS FUNDAMENTAIS PARA A HISTORIOGRAFIA DA EDUCAÇÃO NA SEGUNDA DÉCADA DO SÉCULO XXI. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 4(2), 25–45. https://doi.org/10.9771/gmed.v4i2.9383