A transição Jurídico política da repressão através da atuação do General Pery Bevilaqua no Superior Tribunal Militar (1964-1969)
DOI:
https://doi.org/10.9771/gmed.v16i1.58976Palavras-chave:
Jurídico-Política, Repressão, Judiciário, Bevilaqua, CapitalistaResumo
A repressão na ditadura empresarial militar brasileira (1964-1988) foi altamente judicializada. O Poder Judiciário funciou durante toda a ditadura e exerceu um papel importante na legitimação e funcionamento do regime militar. Assim, pretendo nesse artigo analisar como se deu a transição jurídico política no processo de institucionalização da ditadura empresarial militar nos anos de 1964 a 1969, através da atuação do General Pery Bevilaqua no Superior Tribunal Militar (STM). Para compreensão do papel do Judiciário no regime ditatorial e da criação e manutenção das leis para a modernização da acumulação capitalista após 1964.
Downloads
Referências
ALVES, M. Estado e Oposição (1964-1984). Petrópolis: Vozes. 1984.
BONET, L. Anticomunismo. In: BOBBIO, N. Dicionário de Política. Brasília: Universidade de Brasília, 1998.
CIOTOLA, M. Os Atos Institucionais e o Regime Autoritário no Brasil. Rio de Janeiro. Lumen Juris Ltda, 1997.
FURTADO, C. A pré-revolução brasileira. Rio de Janeiro. Fundo de Cultura, 1962.
GARRIDO, A. O General Pery Bevilaqua no Superior Tribunal Militar e a transição jurídico-política da repressão (1965-1969). 2019. Orientador: Renato Lemos. 153p. Dissertação de Mestrado – Instituto de História, Rio de Janeiro. 22 de novembro de 2019.
JAGUARIBE, H. Desenvolvimento econômico e desenvolvimento político. Rio de Janeiro: Fundo de Cultura, 1962.
LEMOS, R. Justiça fardada: o general Peri Bevilaqua no Superior Tribunal Militar (1965-1969). Rio de Janeiro: Bom Texto, 2004.
MARX, K. O capital: crítica da economia política: livro I: o processo de produção do capital. São Paulo: Boitempo, 2017.
PEREIRA, A. Ditadura e repressão: o autoritarismo e o Estado de Direito no Brasil, no Chile e na Argentina. São Paulo: Paz e Terra, 2010.
PESSOA, M. Direito da Segurança Nacional. Biblioteca do Exército e Revista dos Tribunais. São Paulo, 1971.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Germinal: marxismo e educação em debate
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autoras e autores que publicam na revista Germinal: marxismo e educação em debate concordam com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).