As raízes autoritárias e ideológicas do Novo Ensino Médio: o legado renitente da ditadura civil-empresarial-militar na educação brasileira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v16i1.58926

Palavras-chave:

Novo Ensino Médio, Escola sem Partido, Ditadura civil-empresarial-militar, Hegemonia, Ideologia

Resumo

O presente artigo busca demonstrar as vinculações históricas existentes entre o Novo Ensino Médio e as políticas e diretrizes educacionais estabelecidas pelos governos da ditadura civil-empresarial-militar. Não obstante, a atual reforma seja propagada com caráter modernizante e inovador, suas proposições assentam-se em paradigmas que possuem referencial no regime militar. Pretende-se com o paralelo estabelecido, desmistificar as intenções do Novo Ensino Médio e evidenciar o sentido classista e ideológica que lhe reveste, característica permanente na história da educação brasileira.

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Biografia do Autor

Carlos Augusto Lima Ferreira, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)

Doutor em Educação pela Universitat Autònoma de Barcelona (UAB). Professor do Departamento de Educação e do Programa de Pós Graduação em História (PPGH) da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de História (GEPENH). Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5080003389498032  Orcid: https://orcid.org/0000-0002-9177-9763  E-mail: caugusto@uefs.br 

Erick Wesley Morais dos Santos, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)

Graduado em História pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Mestrando em História pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de História (GEPENH). Currículo Lattes: https://lattes.cnpq.br/9073628052441122  Orcid: https://orcid.org/0009-0001-3497-3068  E-mail: erickwmorais@gmail.com

 

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Publicado

2024-05-30

Como Citar

Lima Ferreira, C. A., & Santos, E. W. M. dos . (2024). As raízes autoritárias e ideológicas do Novo Ensino Médio: o legado renitente da ditadura civil-empresarial-militar na educação brasileira . Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 16(1), 493–511. https://doi.org/10.9771/gmed.v16i1.58926