Plataformização do trabalho docente na educação básica: uma revisão de literatura sob o prisma do gênero e do cuidado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v16i1.57826

Palavras-chave:

Trabalho docente, Plataformização, Dataficação, Gênero, Cuidado

Resumo

O artigo apresenta revisão de literatura sobre o fenômeno da plataformização do trabalho. O objetivo principal é destacar as características essenciais do fenômeno, de forma a contribuir com a análise e a compreensão das suas formas de manifestação no trabalho docente realizado na educação básica. A discussão é mediada pelas categorias gênero, cuidado e produção de valor, as quais se entendem como fundamentais para a compreensão do trabalho docente. Além da recenticidade do fenômeno da plataformização do trabalho, o estudo se justifica pela necessidade de construir conhecimentos que possibilitem aos professores e professoras desenvolverem estratégias que contribuam para a organização e o enfrentamento da sobrecarga, intensificação e precarização do trabalho em plataformas digitais.

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Biografia do Autor

Moacir Fernando Viegas, Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGRS). Realizou pós-doutorado em Psicologia do Trabalho na Universidad Autónoma de Barcelona. Professor adjunto da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), atuando na graduação e na pós-graduação stricto sensu. Pesquisador do grupo de pesquisa Trabalho Docente, Cuidado e Classe social e da linha de pesquisa Educação, Trabalho e Emancipação, do mestrado e doutorado em Educação, onde atualmente é coordenador adjunto. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7209908795520636  Orcid: https://orcid.org/0000-0003-0261-1334  E-mail: moacirfviegas@gmail.com

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Publicado

2024-05-30

Como Citar

Viegas, M. F. (2024). Plataformização do trabalho docente na educação básica: uma revisão de literatura sob o prisma do gênero e do cuidado. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 16(1), 961–980. https://doi.org/10.9771/gmed.v16i1.57826